quarta-feira, 17
 de 
agosto
 de 
2022

Frota da região já ultrapassa 130 mil veículos

No município de Piên, a frota de veículos ultrapassa 7,5 mil e é a quarta menor da região/Foto: O RegionalO número de veículos em circulação nos municípios da região mais uma vez apresentou crescimento e exige cada vez maior atenção do setor de trânsito. No entanto, o aumento do ano passado se deu em menor ritmo do que em 2013. Naquele ano, a frota do suleste paranaense havia crescido 8,6%, enquanto que em 2014 o aumento foi de 7,2%. Os números indicam recuo nas vendas na comparação entre os dois últimos anos, motivado possivelmente pela instabilidade econômica.
Com isso, a frota na região chegou a 134.740 veículos, somando-se todos os dez municípios. Com 38.840 veículos, Fazenda Rio Grande detém a maior frota da região, seguido pela Lapa, que tem 22.942. A menor quantidade está em Campo do Tenente, onde são 3.042; em Agudos do Sul são 4.596 veículos registrados.
Em termos percentuais, também foi na Fazenda onde a frota mais cresceu, com um avanço de 10,7%; Mandirituba também se destacou, com um aumento de 7,8% no número de veículos. O menor crescimento é de Rio Negro, com 4,3%; em Piên, o incremento na frota foi de 5,5%.
Segundo o diretor Tércio Albuquerque Jr, da Faztrans, órgão municipal de trânsito de Fazenda Rio Grande, são várias as ações de organização do tráfego no município diante do crescimento da frota e das obras na BR 116 que interferem nas vias locais. Há por exemplo, projetos de educação para o trânsito nas escolas, implantação de novos binários, revitalização e instalação de semáforos e sinalizações, como a “yellow box” nos cruzamentos. Ele conta que também está em estudo a implantação do estacionamento rotativo. Mesmo em outras cidades, onde o fluxo não é tão grande, já é necessário planejar a organização do trânsito para evitar problemas futuros.
Em todo o estado, o número de veículos em circulação chegou a 6.489.289 somando-se carros, motos, ônibus e caminhões. Os números foram divulgados recentemente pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR). O Paraná é o estado com a terceira maior frota do Brasil.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email