segunda-feira, 14
 de 
junho
 de 
2021

Fazenda Rio Grande recebe sistema de captação emergencial de água

Equipe da prefeitura esteve acompanhando os trabalhos que estão sendo realizados pela Sanepar no município. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Fazenda Rio GrandeA estiagem que assola todo o Paraná tem refletido diretamente no abastecimento de água. Em Fazenda Rio Grande, um dos municípios afetados no fornecimento, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) concluiu, na tarde do último domingo, a implantação de uma rede coletora de água com captação em cavas, no sentido de complementar a produção de água na cidade.

O sistema instalado em regime de urgência está retirando água de cavas, formadas no processo de extração de areia, a 1 mil metros da captação do Rio Despique. A Companhia está bombeando cerca de 40 litros de água por segundo e fazendo o transporte com tubulação exposta, até o ponto de captação do Despique. Além disso, foi colocada em operação a nova estação elevatória do Corte Branco que amplia a distribuição de água para a Região Sul.

O gerente geral da Sanepar da Região Metropolitana, Antonio Carlos Gerardi, detalhou as melhorias realizadas. “São medidas emergenciais adotadas pela Companhia para enfrentar esta estiagem, considerada a mais severa da última década. Mesmo com essas ações, é preciso manter o rodízio em Curitiba e Região Metropolitana. A situação só voltará à normalidade quando ocorrer chuvas em volume suficiente para recuperar as vazões de rios e poços”, afirmou.

O prefeito Marcio Wozniack, juntamente com secretários municipais, esteve no local acompanhando os trabalhos e oferecendo o apoio da prefeitura. “Trata-se de um serviço emergencial da Sanepar, que está investindo aproximadamente R$ 500 mil neste sistema de captação que atende a comunidade que tem sido fortemente impactada pela falta de água, ocasionada por rigorosa estiagem. Por isso registro também meu agradecimento à direção da empresa, que está atendendo à população”, finalizou.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email