terça-feira, 22
 de 
junho
 de 
2021

Faixa etária entre 45 e 54 anos é a que apresenta maior número de candidatos

Faixa etária dos candidatos na região varia entre 18 e 89 anos. Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilA faixa etária dos candidatos que disputarão as vagas de prefeito e vice nas cidades da região varia entre 25 e 79 anos, segundo os dados constantes no registro de candidaturas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O levantamento aponta que dos 68 postulantes a prefeito e vice, 17 deles têm idades de 50 a 54 anos, o equivalente a 25%, enquanto a menor faixa é a de 65 a 59, de 70 a 74 e 75 a 79 anos, com um cada.

Em relação ao cargo de vereador, prevalece a faixa dos 45 a 49 anos, com 207 candidaturas, correspondente a 16%. Na faixa de 19 anos, está o menor número de postulantes, com três. Confira os dados nas tabelas.

Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Tito Campos de Paula, em todo o Estado a maioria dos candidatos estão na faixa dos 30 aos 59 anos e que dos 36.972 candidatos apenas 3.038, o equivalente a 8,21%, tem menos de 30 anos. “A grande maioria deles, 78,82%, ou seja, 29.146 candidatos, estão na faixa dos 30 aos 59. Acima dos 60 anos temos 4.788 candidatos, o que corresponde a 12,95%, número um pouco superior à média nacional”, pontua.

Na avaliação do presidente, a necessidade de maior experiência pode ser um fator a influenciar no número expressivo de postulantes na faixa dos 50 anos. “Acreditamos que quanto ao cargo de prefeito e vice-prefeito, embora pela legislação a idade mínima para se candidatar seja de 21 anos, em razão da própria necessidade de maior experiência é que parte mais expressiva dos candidatos estão na faixa etária dos 50 anos. Já, em relação aos candidatos ao cargo de vereador, a própria idade mínima de 18 anos facilita a candidatura de pessoas mais jovens e, a atuação como vereador acaba gerando experiência para a candidatura a prefeito”, considera.

Campos de Paula detalha ainda a atuação da Justiça Eleitoral visando motivar os jovens a serem mais atuantes no meio político. “O TRE-PR vem intensificando a realização de programas que despertem na juventude o interesse pela cidadania e a consequente participação na vida política do município, do estado e do país. Para isso, a Escola Judiciária Eleitoral desenvolve vários projetos com crianças, adolescentes, jovens, mulheres, etc., tais como: Parlamento Jovem, com experiência junto à Justiça Eleitoral e Câmara de Vereadores; Universidade Amiga da Justiça Eleitoral para que os jovens universitários se interessem pela experiência de trabalhar como voluntários durante as eleições e, quem sabe, no futuro, venham a despertar para a vocação política”, finaliza.

Faixa etária - prefeito e vice. Arte: O Regional

Faixa etária - vereadores. Arte: O Regional

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email