No próximo dia 15 de novembro, mais de 212 mil eleitores do suleste paranaense vão às urnas para a escolha de prefeitos, vices e vereadores. Conforme prevê a Justiça Eleitoral, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os eleitores maiores de 18 anos
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que a faixa etária na região com o maior número de eleitores aptos é de 25 a 29 anos, com 23.169 votantes. Na outra ponta, com apenas cinco eleitores, está a faixa de idade de 100 anos ou mais. Confira os dados na tabela abaixo.
O chefe do cartório eleitoral de Rio Negro, Robson Machado Felício dos Reis, reforça que entre as idades de 16 a 17 anos e acima de 70 anos o voto é considerado facultativo. “Essa condição é válida para os cidadãos nesta idade e que possuem título. Ou seja, se uma pessoa tem 16 anos, mas não tem o cadastro eleitoral, ela não poderá votar”, explica.
Neste ano, em função da pandemia do novo coronavírus, as eleições começarão com uma hora de antecedência, às 7 horas. No horário das 7 às 10 horas, o atendimento será preferencial para eleitores a partir dos 60 anos e integrantes do grupo de risco. “Esta é uma recomendação para as pessoas que fazem parte desta faixa etária, mas não haverá impedimentos caso cidadãos de outras idades optem por votar neste horário diferenciado”, finaliza Reis.