terça-feira, 28
 de 
setembro
 de 
2021

Cidades têm saldo positivo na abertura de novas empresas entre janeiro e setembro

Com saldo positivo, cidades da região tiveram a abertura de 4,6 mil novos empreendimentos. Foto: José Fernando Ogura/AENAs cidades do suleste paranaense tiveram, entre janeiro a setembro, saldo positivo de 3.240 empresas, conforme os dados disponíveis no Painel Mapa Empresas, plataforma do Governo Federal. Neste período, foram 4.631 empresas abertas, contra 1.391 extintas.

Ao todo, de acordo com os números, são 30.296 empreendimentos ativos nos dez municípios. Fazenda Rio Grande aparece com o melhor saldo na diferença entre os estabelecimentos abertos e fechado, com 1.930, enquanto Campo do Tenente tem o menor índice, com 32.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Fazenda Rio Grande, Rejomar Lopes Andrade, avalia que os números obtidos pelo município são satisfatórios e apontam para um trabalho constante no apoio aos empreendedores. “A avaliação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é acima do esperado em tempos de crise, pois há sim as indústrias de médio e grande porte, bem como grande marcas de lojas, se instalando no município, além de empresas do segmento automobilístico, usinagem, têxtil e de alimentos. Ao todo, serão mais de 25 gerando uma média de 2000 empregos e possibilitando a criação de um eco sistema muito favorável para a cidade, possibilitando assim muitos ambientes de geração de empregos e renda na cidade, fruto da política de atração de investimento estabelecida pelo Programa de Aceleração ao Desenvolvimento Econômico (Pade) e o Programa Municipal de Atração ao Investimento (Pamai), realizado com a INVEST Paraná. Esses programas apresentam um ambiente favorável aos empresários que estão chegando em nossa cidade como a isenção de impostos previstos na lei municipal 158/1998, bem como a consultoria efetiva na desburocratização”, comenta.

Para Andrade, a instalação de novas empresas é uma ação essencial na retomada da economia local. “Estamos trabalhando firme na retomada do crescimento realizando estudos de mercado bem como recentemente a Rodada de Negócios, evento que superou as expectativas, reflexo também das necessidades de serviços e produtos necessários para a retomada do crescimento”, finaliza.

Painel Mapa de Empresas. Arte: O Regional

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email