sábado, 18
 de 
setembro
 de 
2021

Estabelecimentos rurais correspondem por 53% da área total dos municípios

Gerando uma importante renda às famílias, atividade agrícola também ocupa boa parte da área territorial. Foto: Arquivo/O RegionalO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na última semana, os dados definitivos do Censo Agropecuário 2017 referentes a informações sobre as atividades no campo em todo o país. A pesquisa percorreu todas as propriedades rurais brasileiras entre os meses de outubro de 2017 e fevereiro de 2018.

Os resultados apontam que o Brasil tem um total de 5.073.324 estabelecimentos agropecuários, que ocupam uma área total de 351,289 milhões de hectares (ha), ou seja, cerca de 41% da área total do país. Na região suleste paranaense, são 10.132 propriedades, ocupando uma área de 286.545 ha, ou 53% de uma área total de 536.335 hectares.

Entre os municípios com maior área de ocupação da agropecuária está a cidade da Lapa, com 116.743 hectares, resultado que, segundo o secretário municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Júlio Bastos, faz com que os investimentos neste setor não parem. “Hoje, somos a sétima maior área em todo o Paraná e, com mais de 3 mil quilômetros de estradas rurais, precisamos atuar para dar boas condições para o escoamento da produção, possibilitando o retorno para o município. Por isso, temos investido em novas culturas para fomentar ainda mais a atividade”, detalha.

Para Bastos, a atuação de uma técnica equipe junto ao setor também é um fator determinante para alavancar a atuação na agropecuária. “Temos um departamento que atua na área da agricultura, composto por profissionais como agrônomos, veterinários e outros, que trabalham para ajudar a fortalecer a atividade agropecuária no município nos mais variados produtos e setores”, finaliza.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email