terça-feira, 22
 de 
junho
 de 
2021

Em 12 meses, Covid-19 infectou 6,3% da população do suleste paranaense

tabela-infectados covid na região-tamanho okEm um ano, o novo coronavírus infectou 6,3% da população das cidades da região suleste paranaense. Em alguns municípios, a incidência da doença é ainda maior. Em Fazenda Rio Grande, por exemplo, o vírus já infectou 8,4% da população fazendense, que é de 102.004 pessoas, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A situação em cada município também é diferente. A menor incidência é na Lapa, que possui 48.410 habitantes, segundo o IBGE, e a população da cidade está apenas 4,7% contaminada.

Reinfecção – a secretária de estado da Saúde confirmou na quarta-feira passada a primeira reinfecção do coronavírus no Paraná. Trata-se de uma mulher de 39 anos de idade, moradora de Curitiba. Ela coletou o exame pela primeira vez no dia 15 de junho do ano passado e no dia 24 de fevereiro deste ano, registrou a infecção da Covid-19 novamente.

O sequenciamento do DNA do vírus foi feito pela Fundação Oswaldo Cruz, no estado do Rio de Janeiro, com o envio de amostras pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

O caso de reinfecção confirma para a linhagem B.1.1.28 e a segunda para a B.2. O intervalo dos dois exames foi de 254 dias e de acordo com o Ministério da Saúde, três meses depois da infecção o caso é considerado como reinfecção.

O secretário de estado da Saúde, Beto Preto, disse que o vírus está em transmissão comunitária e franca. “Por isso, temos que continuar com os cuidados, mantendo a etiqueta respiratória, usando máscara e higienizando as mãos. Evitar sair de casa, aglomerações, mesmo quem já tomou a vacina”, afirmou.

Além desse registro, também já há casos das novas variantes P1 e um registro da variante B.1.1.7. O Paraná já confirmou 43 novos casos da variante P1 e três diagnósticos da cepa B.1.1.7, estando todos em estudo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email