sexta-feira, 1
 de 
julho
 de 
2022

Eleitores têm até o próximo dia 9 para fazer o título e regularizar pendências

Eleitores devem procurar os cartórios eleitorais para regularizarem suas pendências e estarem aptos a votar. Foto: Arquivo/O RegionalHá cerca de seis meses de uma nova eleição, os cartórios eleitorais da região estão recebendo nos últimos dias um número maior de pessoas. Isso porque, os eleitores têm até o próximo dia 9 para a confecção do título do eleitor ou mesmo realizar transferências e alterações cadastrais.

Para suprir a demanda, os cartórios atenderão em horário estendido nos dias 7, 8 e 9. Em períodos normais, o atendimento acontece das 12 às 19 horas, sendo que exclusivamente nestes três dias o horário será das 9 às 19 horas. Para confecção do título, é necessário carteira de identidade ou de trabalho, CPF e comprovante de residência de três meses anteriores, sendo este no nome da pessoa, do cônjuge ou pais. Para quem tem 18 anos, é necessário o certificado de dispensa militar. Também estão disponíveis transferências, atualização cadastral, regularização de títulos cancelados e alteração de locais de votação para pessoas com necessidades especiais. Após este prazo, os eleitores irregulares não poderão votar nesta eleição e estão sujeitos a outras sanções.

Nos últimos dias, o cartório eleitoral de Fazenda Rio Grande, que atende também Mandirituba, Agudos do Sul e Piên, tem confeccionado cerca de 100 novos títulos diariamente. “A movimentação tem sido abaixo do esperado, ainda mais porque contamos com mais de 100 mil eleitores aptos. Atualmente, o tempo de espera para o atendimento tem sido cerca de 30 minutos”, relata a chefe do cartório de Fazenda Rio Grande, Roberta Jurask Bueno de Paula.

No cartório de Rio Negro, que abrange ainda Campo do Tenente e Quitandinha, a movimentação também tem sido baixa. “Em virtude do recente recadastramento biométrico, muitos eleitores já regularizaram suas pendências”, comenta o chefe do cartório, Robson Machado Felício dos Reis. A recomendação é para que as pessoas não deixem para os últimos dias, onde o volume de atendimentos deve aumentar consideravelmente.

O eleitor também pode conferir se está apto para votar por dois mecanismos. O primeiro deles é baixar o aplicativo E-Título no celular, lá o usuário terá acesso à versão digital do documento, o qual tem validade como o impresso e conta com todas as informações complementares. E o segundo é através do site www.tre-pr.jus.br, no link certidão de quitação eleitoral.

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), nos dez municípios da região estão aptos para votar 198.325 eleitores, tendo ainda 34.123 títulos cancelados e 1.913 suspensos. Os dados são referentes ao mês de fevereiro deste ano.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email