sábado, 19
 de 
junho
 de 
2021

CTenente cria projeto para reciclagem

Vanderlei apresentou o Projeto Recicla ao prefeito Jorge Quege nesta semana e debateu medidas de conscientização. Foto: DivulgaçãoA reciclagem é fundamental para que a vida útil dos aterros sanitários seja maior, além de ser primordial para o cuidado do Meio Ambiente. Em Campo do Tenente, a prefeitura vem trabalhando para otimizar o serviço de coleta e de conscientização da população quanto a este tema.

Nesta semana, o secretário municipal de Fomento Agropecuário e Meio Ambiente, Vanderlei Ecker, apresentou ao prefeito Jorge Quege o Projeto Recicla. “Através desta iniciativa, vamos distribuir à população sacos, que não são descartáveis, para que o resíduo reciclável seja depositado neste recipiente”, detalha Ecker. Paralelamente, serão distribuídos panfletos e realizadas orientações nas escolas. “É um trabalho amplo, que envolve diversas secretarias e entidades, além das agentes de saúde que estarão colaborando com este trabalho”, relata.

Após a coleta realizada pela prefeitura, todo o material será encaminhado para a Associação dos Catadores Renascer, gerando renda para as famílias da instituição. “A equipe da entidade fará a triagem e é a responsável pela comercialização do material”, conta Ecker. Atualmente, o poder público gasta cerca de R$ 10 mil somente para depositar os resíduos no aterro sanitário. “Este valor poderia ser muito menor haja visto que boa parte do material recolhido poderia ser reaproveitado. Somado a isto, a não reciclagem causa um enorme prejuízo ambiental, comprometendo também a vida útil dos aterros”, pontua. O projeto de lei deverá ser encaminhado para a câmara de vereadores para apreciação.

Para o prefeito Jorge Quege, este projeto é essencial e precisa ter a adesão dos moradores. “A cada ano notamos que a falta de cuidado com o meio ambiente tem causado reflexos negativos para o planeta. Por isso, precisamos fazer a nossa parte para minimizar os impactos ambientais, realizando a separação do resíduo corretamente”, concluiu.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email