terça-feira, 27
 de 
fevereiro
 de 
2024

Alunos da região estão na segunda lista de convocados do Ganhando o Mundo

Gabriel Carlin Schmanski vive a expectativa para vivenciar o intercâmbio do Ganhando o Mundo. Foto: Arquivo/O Regional
Gabriel Carlin Schmanski vive a expectativa para vivenciar o intercâmbio do Ganhando o Mundo. Foto: Arquivo/O Regional
Convocação contempla 16 estudantes de colégios das cidades locais que participarão de intercâmbio com duração de um semestre letivo, em cinco diferentes destinos, sendo Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) divulgou, na última terça-feira, a segunda convocação dos selecionados para a maior edição do programa Ganhando o Mundo. Esta convocação arrola mais 501, do total de mil estudantes que vão embarcar, no início de 2024, para o programa de intercâmbio cuja duração é um semestre letivo, em cinco diferentes destinos: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia.

Nesta terceira edição do intercâmbio para países de língua inglesa, foram mais de 12 mil estudantes inscritos da 1ª série do ensino médio de todos os 399 municípios. Nesta segunda lista, são 16 alunos de colégios da região que estão entre os convocados, juntando-se aos 13 estudantes da primeira convocação.

Gabriel Carlin Schmanski, estudante do 1º ano do Colégio Estadual Alfredo Greipel Junior, de Piên, é um dos selecionados, e destaca a alegria em ser chamado para vivenciar o intercâmbio. “A oportunidade de estudar no exterior não é todo dia que bate em sua porta. É muito gratificante e é uma recompensa pelo esforço de anos. Desde o período de inscrições minha família, juntamente com o colégio, vem me apoiando diariamente”, conta.

Segundo Schmanski, a expectativa é de viver uma nova experiência em todas as áreas, para enriquecimento profissional e pessoal. “Desde que tomei a decisão de me inscrever no programa, o foco tem sido no inglês. Tenho procurado fazer mais aulas e cursos de inglês para já ir me antecipando. Além disso, principalmente agora, a partir da convocação, vendo a possibilidade se tornar algo mais concreto e real, surgem os ‘frios na barriga’, mas com dedicação, estudos e fé em Deus tudo dará certo e tenho certeza que será maravilhoso, uma experiência de vida incrível. É algo pra sair de sua zona de conforto, vivenciando realidades diferentes, de outro país e também conseguir trazer comigo essa experiência e conseguir compartilhar com colegas e familiares”, finaliza.

O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, enfatiza que esta é uma oportunidade especial na vida dos educandos. “A experiência transformadora do intercâmbio proporciona ao aluno não apenas a oportunidade de aprimorar as habilidades linguísticas, mas também de desenvolver a compreensão mais profunda do mundo, sua diversidade e complexidade, preparando-o e imprimindo uma visão global, eclética sobre a sociedade e os desafios do futuro”, ressalta.

Os convocados interessados têm até hoje para comparecer, acompanhados do responsável legal, ao colégio onde estão matriculados, apresentando a documentação necessária. Cabe à direção da instituição de ensino a entrega da documentação dos estudantes no Núcleo Regional de Educação a que pertence, entre os dias 9 e 14 de agosto de 2023.

Segunda convocação Ganhando o Mundo. Arte: O Regional
Segunda convocação Ganhando o Mundo. Arte: O Regional



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email