sexta-feira, 23
 de 
fevereiro
 de 
2024

Saúde de Piên dá início a realização de exames de eletrocardiograma

Exames de eletrocardiograma são realizados pela equipe da Saúde de Piên. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Exames de eletrocardiograma são realizados pela equipe da Saúde de Piên. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Dois aparelhos de eletrocardiograma estão em funcionamento na unidade de saúde do Centro e na unidade de Trigolândia. Secretaria de Saúde destaca outros investimentos no setor

Uma das áreas que vêm recebendo investimentos públicos no município de Piên é a saúde. Entre as mais recentes aquisições estão dois novos aparelhos para a realização de eletrocardiograma no município.

A partir desta semana, a Secretaria de Saúde passou a contar com os novos equipamentos, que já estão em funcionamento, sendo um na unidade Central e outro na unidade de Trigolândia. Os itens foram adquiridos por meio de solicitação de recursos atendida pelo Deputado Federal Luciano Ducci.

Segundo a secretária de Saúde, Mayara Grosskopf, com a aquisição dos aparelhos a pasta poderá dar uma resposta mais rápida aos pacientes, bem como, reduzir os custos na realização do procedimento. “Temos uma demanda diária e uma fila de espera de quase 500 exames, por isso utilizamos parte dos recursos enviados pelo parlamentar para comprar os dois aparelhos. Agora com estes novos aparelhos em pleno funcionamento nossa meta é zerar a fila de espera”, diz.

Considerando os recursos aplicados na área, Mayara lembra que somente neste ano já foram realizadas 18.216 consultas médicas e mais de 2 milhões de medicamentos entregues. “Nossa saúde tem evoluído muito, no início de 2021 tínhamos apenas dois médicos atendendo, e agora já são nove profissionais à disposição da população”, aponta.

A secretária ainda destaca o trabalho constante realizado por toda a equipe da saúde para atender bem a população. “Atendemos cerca de 380 pessoas por dia, isso é uma demanda muito alta, mas temos uma equipe qualificada e pronta para atender nossos pacientes”, comentou Mayara, elencando as ações do programa Zera Fila, que contabilizou neste ano quase 1,5 mil exames custeados com recursos do município, como ultrassonografia, mamografia, doppler, ressonâncias e tomografias. “Buscamos fazer mutirões aqui na cidade para facilitar a vida dos pacientes, evitando que tenham que se deslocar para outros municípios”, explica.

Mayara detalha que em casos em que estes atendimentos não podem ser feitos em Piên a secretaria realiza todo o agendamento e o transporte dos pacientes. Neste ano foram feitas cerca de 1.600 viagens, onde foram transportados quase 8 mil pacientes para consultas e exames fora do município.

O prefeito Maicon Grosskopf destaca a importância dos investimentos na saúde pública e enaltece que a gestão tem buscado avançar ainda mais no setor. “Nosso trabalho é diário na busca de melhores condições para melhorar a saúde de Piên. Buscamos a contratação de mais médicos, mutirões de exames, melhoria das estruturas físicas das unidades de saúde e aquisição de equipamentos. Sabemos que a demanda é grande, mas estamos preparados para dar o atendimento que a nossa população merece”, conclui.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email