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Comunidade escolar avalia os efeitos do adiamento do Enem 2020

Leonardo Mendes defende que o adiamento do Enem foi uma decisão necessária em virtude do cenário atual da pandemia. Foto: Arquivo/O RegionalO Ministério da Educação (MEC) anunciou, na última quarta-feira, o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 em função dos impactos da pandemia do coronavírus. O cronograma inicial previa a aplicação das provas impressas nos dias 1º e 8 de novembro e a versão digital seria realizada nos dias 11 e 18 de outubro.

Em toda a região, a definição era aguardada por estudantes e professores que, desde o avanço da doença em todo o país, vinham seguindo as determinações estaduais e adotando o sistema de aulas online, com aplicação de conteúdos de forma remota a fim de não comprometer o processo educacional. Agora, com o adiamento, a comunidade escolar avalia novas metodologias para continuar a preparação para as provas.

Para a professora Ivete Wergenski, do Colégio Estadual do Campo Professora Maria Senek Wosnhaki, de Mandirituba, a medida é válida e possibilitará um trabalho ainda mais profundo junto aos alunos que farão as provas futuramente. “Não sabemos se até novembro estará controlado o problema com a Covid-19 e assim teremos mais um tempinho de estudo e preparação para o Enem”, considera a docente, detalhando como estão sendo as atividades disciplinares abordando o exame. “Estávamos a cada 15 dias trabalhando simulados com os alunos e pedindo para eles fazerem muita leitura de assuntos sobre atualidade e também orientando sobre sites complementares”, conta.

Ainda segundo Ivete, mesmo com o adiamento, os educandos não devem deixar os estudos de lado. “Devem continuar se dedicando e sempre pedindo a orientação aos professores para sanar suas dúvidas. Na escola onde leciono estamos preparando um material com simulados e assuntos possíveis que possam cair no Enem para que todos se sintam seguros e confiantes para o dia da prova. Espero que todos consigam se preparar para as provas do Enem, mesmo sendo de forma online, e desejo boa sorte e bons estudos”, conclui.

O estudante do último ano do ensino médio do Colégio Estadual Frederico Guilherme Giese, de Piên, Leonardo Mendes, conta que já havia efetuado a inscrição e iniciado a preparação para a realização das provas. “Estou seguindo um bom ritmo, conseguindo acompanhar o cronograma de estudos que tinha preparado, e com esse adiamento vai ser possível estudar com mais calma e até se preparar melhor”, detalha Mendes, avaliando como positiva a decisão tomada pelo MEC. “O Brasil é um dos países com mais casos no mundo, e com todo isolamento e cuidados adotados, não é o momento para pensar em Enem, até porque tem muitos jovens que ainda não possuem computadores ou acesso a internet em casa, então imagina para eles como seria para se preparar para uma prova desse nível sem a escola, então esse adiamento foi bom para não ter um Enem desigual, avalia.

Conforme comunicado divulgado pelo Mec, em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para definir a nova data, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. “As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais“, diz nota.

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