terça-feira, 22
 de 
junho
 de 
2021

Governo planeja investimentos para retomada da economia no Paraná

Obras de pavimentação são algumas das frentes que receberão grandes investimentos por parte do poder público. Foto: Jaelson Lucas/AENA retomada da atividade econômica, fortemente afetada pela pandemia do coronavírus, vem sendo planejada pelo governo estadual. Estratégias estão sendo estudadas para aquecer a economia de forma rápida e sair da crise.

Segundo o chefe da Casa Civil, Guto Silva, para os próximos meses estão previstos investimentos de R$ 600 milhões em infraestrutura e desenvolvimento urbano e a aceleração dos projetos de concessões. “Acreditamos que se colocarmos em curso obras e investimentos teremos condições de aquecer a economia com rapidez. Queremos sair rápido da crise”, diz.

Entre as obras estão a engorda da Orla de Matinhos e a reestruturação das rodovias PR 092, no Norte, PR 280, no Sudoeste, e PR 323, entre Umuarama e Cianorte. “São projetos estratégicos de infraestrutura que ampliam a capacidade de escoamento da produção agrícola, a segurança do tráfego e que geram muitos empregos”, explica Guto.

Silva acrescenta que o projeto de retomada paranaense conta a seu favor com a força do agronegócio, que responde por mais de 30% do PIB estadual. “O Porto e a Ferroeste, por exemplo, não pararam de funcionar, seguindo todo o protocolo sanitário, e bateram recorde de movimentação mesmo durante o período de pandemia. E ainda tivemos uma supersafra, com preços das commodities bastante elevados”, destaca.

O retorno das atividades econômicas, explica o chefe da Casa Civil, será gradativo e dependerá do controle da doença no estado. O governo vai avaliar continuamente os números de casos confirmados do coronavírus, de mortes e a capacidade das UTIs. Guto Silva explicou que com o aumento previsto da testagem da população, as decisões econômicas terão amparo científico. “Testando mais poderemos rastrear melhor o vírus e planejar a abertura com segurança para a população”, acrescenta.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email