sexta-feira, 28
 de 
março
 de 
2025

Com indefinição sobre retorno às aulas, municípios adotam estratégias

Recado na lousa da Escola Municipal Pedro Fávaro Cavalin, na cidade da Lapa, demonstra a expectativa pelo retorno das aulas pós pandemia. Foto: Divulgação/Prefeitura da LapaPassado um mês após a suspensão das aulas em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as redes estadual e municipal de ensino seguem adotando estratégias para amenizar os prejuízos no processo de aprendizagem de milhares de estudantes de toda a região.

Considerando as instituições estaduais, a metodologia aplicada momentaneamente é o ensino a distância (EaD). Já nas escolas municipais do suleste paranaense, os gestores também têm aplicado atividades online, assegurando o contato com os alunos por meio de aplicativos e rede sociais digitais.

A secretária municipal de Educação de Agudos do Sul, Elaine Rocha Persch Anderle, explica que o município fez uma pesquisa junto à população para saber a cobertura de internet nas famílias e, a partir disso, foram desenvolvidas atividades de forma remota com o intuito de auxiliar no processo educacional. “São atividades complementares, em que o professor envia por WhatsApp, nos grupos com os pais, o educador de cada turma e uma coordenadora pedagógica ou diretora, que estão orientando. Os profissionais estão utilizando o planejamento de ensino deles, porém, com um novo olhar e um novo método de aprendizagem, por meio de áudios, vídeos e links”, detalha a secretária, orientando quanto aos alunos que não têm acesso a internet. “Os professores estão preparando o material e a equipe pedagógica estará levando até essas casas a cada 15 dias”, conta.

Elaine reforça ainda o empenho dos docentes na produção de conteúdo. “Vem sendo algo muito gratificante ver o retorno dos professores se reinventando no reaprender a educação”, avalia a secretaria, esclarecendo ainda que, com o cenário atual da pandemia, o calendário letivo poderá ficar comprometido e sofrer alterações. “Estamos aguardando a orientação dos órgãos, os quais as secretarias municipais trabalham em conjunto para apresentar novas definições”, pontua.

Em Campo do Tenente, a equipe da Secretaria Municipal de Educação está reorganizando o planejamento conforme a nova metodologia de ensino, com aulas não presenciais, utilizando recursos impressos e digitais. “Em uso destes recursos, as escolas entraram em contato com a família para esclarecimento e informações de todos os procedimentos adotados. As atividades diárias são elaboradas pelos professores e são entregues quinzenalmente para a família numa perspectiva de atender todos os alunos e que eles tenham acesso aos exercícios escolares e de forma regulamentada possa, por meio destes recursos, ser comprovado e computado como dias letivos. Este formato de aula não presencial perdurará até novas orientações”, detalha a secretária Marilene Hornick.

Marilene afirma ainda que a equipe pedagógica, junto aos diretores e professores, não mede esforços se dedicando ao máximo para dar continuidade no processo de ensino e aprendizagem. “Agradecemos aos profissionais pela dedicação e empenho na elaboração das atividades e pela disposição ao atendimento a família nas redes sociais. Ressaltamos a colaboração da família em acompanhar e incentivar os filhos na realização das atividades. Aproveitamos para reforçar os cuidados com a saúde da família, mantendo as orientações de prevenção”, finaliza.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email