sexta-feira, 22
 de 
outubro
 de 
2021

Com apoio do Sicoob, agricultor adquire estufa moderna

Ontem o agricultor recebeu a visita da equipe do Sicoob, responsável por garantir este investimento. Foto: Arquivo/O RegionalO desenvolvimento do setor de agricultura está avançando a cada dia. A modernidade em estruturas e equipamentos também está chegando no campo e com um objetivo bastante importante, gerar conforto e economia aos agricultores.

Em Piên, a agência do Sicoob Credinorte está de olho nesta tendência e buscando acima de tudo orientar e apoiar para estes possíveis investimentos. “Aqui nós vamos além do Pronaf e do custeio para o agricultor, nós observamos onde o produtor quer investir e apresentamos linhas de crédito da própria cooperativa que atendam a todos os anseios do nosso cooperado”, enfatizou a gerente da unidade Sicoob Credinorte de Piên, Patrícia Cunha Friedrich.

Ontem, a reportagem conheceu o mais novo modelo de estufa de secagem de fumo, totalmente financiado pela unidade Sicoob Credinorte de Piên. Trata-se do modelo BE1 Tecnologia, desenvolvido por uma empresa da cidade de Cricíuma. “Um modelo que permite alta produção, gera economia de lenha, energia, reduz mão de obra e dobra o potencial de secagem”, descreve o agricultor e investidor Edgar Zimmer, da localidade de Poço Frio, em Piên, que relata estar conseguindo colher toda a produção sem percas após o investimento. “Este modelo dispõe de 8 compartimentos de secagem, onde cada bloco pode secar, em média, 78 grampos, e assim, permite que eu crie um cronograma de colheita e todos os dias eu abasteça um dos blocos”, enfatizou o agricultor.

Animados com os resultados, produtores apresentaram o funcionamento do novo equipamento utilizado para secagem. Foto: Arquivo/O Regional

Tendo em vista o bom resultado, Edgar pretende ampliar sua produção em mais 40 mil pés de fumo. O próximo investimento que ele pretende pleitear junto ao Sicoob será uma máquina motorizada utilizada para a colheita do tabaco. “Agradeço ao Sicoob pelo apoio que foi fundamental para este avanço”, finaliza Zimmer.

Novo modelo – Conhecido como secador de carga contínua, a nova estufa é feita toda em alumínio e está custando em torno de R$155 mil, incluindo piso de concreto e toda a montagem. O modelo conta com dois motores de 3 CVs e interligações internas que facilitam a passagem de ar e o aproveitamento de umidade e do calor. Toda estrutura conta com um ano de garantia e assistência técnica a qualquer momento. Outro dado importante é o consumo de lenha, que fica em torno de um metro por dia. O modelo BE1 consegue vencer uma produção de pouco mais de 120 mil pés de fumo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email