O desenvolvimento do setor de agricultura está avançando a cada dia. A modernidade em estruturas e equipamentos também está chegando no campo e com um objetivo bastante importante, gerar conforto e economia aos agricultores.
Em Piên, a agência do Sicoob Credinorte está de olho nesta tendência e buscando acima de tudo orientar e apoiar para estes possíveis investimentos. “Aqui nós vamos além do Pronaf e do custeio para o agricultor, nós observamos onde o produtor quer investir e apresentamos linhas de crédito da própria cooperativa que atendam a todos os anseios do nosso cooperado”, enfatizou a gerente da unidade Sicoob Credinorte de Piên, Patrícia Cunha Friedrich.
Ontem, a reportagem conheceu o mais novo modelo de estufa de secagem de fumo, totalmente financiado pela unidade Sicoob Credinorte de Piên. Trata-se do modelo BE1 Tecnologia, desenvolvido por uma empresa da cidade de Cricíuma. “Um modelo que permite alta produção, gera economia de lenha, energia, reduz mão de obra e dobra o potencial de secagem”, descreve o agricultor e investidor Edgar Zimmer, da localidade de Poço Frio, em Piên, que relata estar conseguindo colher toda a produção sem percas após o investimento. “Este modelo dispõe de 8 compartimentos de secagem, onde cada bloco pode secar, em média, 78 grampos, e assim, permite que eu crie um cronograma de colheita e todos os dias eu abasteça um dos blocos”, enfatizou o agricultor.
Tendo em vista o bom resultado, Edgar pretende ampliar sua produção em mais 40 mil pés de fumo. O próximo investimento que ele pretende pleitear junto ao Sicoob será uma máquina motorizada utilizada para a colheita do tabaco. “Agradeço ao Sicoob pelo apoio que foi fundamental para este avanço”, finaliza Zimmer.
Novo modelo – Conhecido como secador de carga contínua, a nova estufa é feita toda em alumínio e está custando em torno de R$155 mil, incluindo piso de concreto e toda a montagem. O modelo conta com dois motores de 3 CVs e interligações internas que facilitam a passagem de ar e o aproveitamento de umidade e do calor. Toda estrutura conta com um ano de garantia e assistência técnica a qualquer momento. Outro dado importante é o consumo de lenha, que fica em torno de um metro por dia. O modelo BE1 consegue vencer uma produção de pouco mais de 120 mil pés de fumo.