segunda-feira, 21
 de 
junho
 de 
2021

Colégios se preparam para escolha de diretores

Colégios do suleste paranaense também estarão mobilizados na escolha de novos membros da direção nas unidades de ensino. Foto: Arquivo/O RegionalA comunidade escolar de todo o Paraná estará mobilizada, no próximo dia 9, para a consulta pública de escolha de diretores e diretores auxiliares em 1,7 mil instituições da rede estadual de ensino para os próximos quatro anos (2021-2024). O segundo turno, onde for necessário, será no dia 17 de dezembro.

Na área de abrangência do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul, que contempla as cidades de Agudos do Sul, Araucária, Balsa Nova, Campo do Tenente, Campo Largo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Piên, Quitandinha, Rio Negro, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul, são 122 chapas inscritas e que concorrem ao pleito. No processo ficam de fora os futuros Colégios Cívico-Militares e os de Educação Integral, as instituições de ensino das Comunidades Indígenas e Quilombolas, as cedidas ou alocadas em instituições religiosas e os quatro Colégios da Polícia Militar do Paraná.

A resolução sobre o processo eleitoral prevê que podem participar da eleição membros das comunidades escolares, como professores que estejam supridos na instituição de ensino, funcionários supridos na instituição de ensino, responsáveis, perante a escola, pelo aluno menor de 16 anos, e alunos com no mínimo 16 anos completos até a data da eleição.

De acordo com a resolução, para ser homologada, a eleição necessita de quórum mínimo de 35% dos aptos a votar, incluindo os votos brancos e excluídos os nulos, e quando não atingido o quórum mínimo, será realizada nova votação. Nos colégios em que houver chapa única, o resultado será homologado desde que a totalidade dos votos válidos não seja inferior ao número de votos brancos e nulos. E onde houver a inscrição de três chapas ou mais, e a chapa vencedora eleita obtiver menos de 40% dos votos válidos, deverá ser realizado um segundo turno, concorrendo somente as duas chapas com maior número de votos. Com duas chapas em disputa, será necessário atingir 50% + 1 voto para definição no primeiro turno.

Durante a votação, os candidatos e demais envolvidos em dia de eleição terão que respeitar o distanciamento social no espaço escolar e seguir todo um protocolo de segurança sanitária descrito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Só poderão entrar nos locais de votação pessoas que estiverem usando máscaras, que deverá ser feito em todo o percurso, até chegar ao local onde está localizada a urna. As mãos deverão ser higienizadas com álcool em gel antes e depois de votar. O produto deverá ser disponibilizado nos locais em que houver as urnas. Recomenda-se que o votante leve sua própria caneta.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email