Tradicional evento da comunidade católica é realizado na localidade de Palmitos, em Agudos do Sul, em alusão ao dia da padroeira do Brasil
A comunidade católica brasileira celebra, na próxima quarta-feira, o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Neste dia, são esperadas diversas manifestações fé, agradecimentos e devoção à santa em todo o país.
Na região, uma das mais tradicionais homenagens à padroeira é realizada na comunidade de Palmitos, em Agudos do Sul, com a Romaria em honra a Nossa Senhora Aparecida, que neste ano chega a sua 31ª edição.
Segundo Anderson Grosskopf, um dos membros da organização do evento, a programação religiosa e festiva vem sendo preparada com muita dedicação e carinho para receber os romeiros. “A peregrinação começou no último dia 2 de outubro, onde a santa foi levada a comunidade do Ribeirão Grande e vai passar pelas capelas onde a romaria não passa no dia 12 de outubro. A imagem retorna no dia 9 de outubro a comunidade de Palmitos, onde inicia-se o tríduo em preparação para romaria”, explica.
Grosskopf conta ainda que as missas do tríduo serão celebradas nos dias 9,10 e 11, às 19 horas, pelos padres Gino, Claudemir e João Batista. “No dia 12, a saída de Palmitos será às 7 horas, dando início a comemoração do dia da padroeira do Brasil. A imagem percorre 12 comunidades e a chegada está prevista para às 18 horas. Logo após, haverá missa solene e coroação de Nossa Senhora
Aparecida, celebradas por Dom Celso Marchiori, bispo da Diocese de São José dos Pinhais, e com o padre Fabiano. Em seguida, ocorre a homenagem com fogos de artifício”, detalha Grosskopf, enaltecendo a expectativa por vivenciar este momento junto aos devotos de Aparecida. “A expectativa é grande, pois trata-se de um dos maiores eventos religiosos da Diocese, e são esperados centenas de fiéis que vem demonstrar a devoção a mãe Aparecida. Por fim, convidamos todos a virem prestigiar esse grande momento de fé e devoção a Mãe Aparecida. Com Maria, caminhar juntos para construir uma igreja missionária”, finaliza.