quarta-feira, 28
 de 
julho
 de 
2021

Centenas de casas e lavouras foram danificadas pela chuva de granizo

Marcio mostra como ficou o telhado da estufa todo perfurado pelo granizo. Foto: DivulgaçãoEm poucos minutos, uma forte tempestade de granizo trouxe um enorme prejuízo para centenas de famílias em Mandirituba e Quitandinha. A tempestade, registrada no final da tarde da última sexta-feira, danificou residências e lavouras em várias comunidades, deixando, inclusive, pessoas momentaneamente desabrigadas.

Na localidade de Caí de Baixo, em Mandirituba, o morador Marcio Baron foi um dos que tiveram a casa, estufa e o paiol danificados pelo granizo. “Foi algo rápido e de forte intensidade, as pedras furavam com facilidade o telhado e tinham uma dimensão muito grande. A chuva molhou toda a parte interna da casa”, conta Baron, que primeiramente usou uma lona sobre a cobertura da residência para amenizar a situação e, nesta semana, reuniu os familiares para consertar os estragos causados. “Estimo que serão necessárias 600 folhas de amianto para reparar os danos. Além disso, as nossas lavouras de fumo e de feijão tiveram grandes prejuízos, é um momento muito triste para todos nós”, lamenta.

De acordo com o secretário de Assistência Social de Quitandinha, Elizandro Sousa, mais de 800 famílias no município foram atingidas pelo temporal. “São várias comunidades, sendo os bairros da Campina e de Anta Magra os mais afetados”, detalha Sousa. Para atender os moradores, a prefeitura montou uma força tarefa que se estendeu durante a madrugada, distribuindo cerca de 30 mil metros de lona. “Em alguns casos, as pessoas ficaram desalojadas momentaneamente e foram para casa de familiares”, relata Sousa. Nos últimos dias, a prefeitura seguiu auxiliando os moradores e fez a distribuição de 20 mil folhas de amianto, atendendo prioritariamente as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

A prefeita Maria Julia Wojcik tem acompanhado todo o trabalho de auxílio à população afetada. “Infelizmente, os estragos materiais foram significativos para centenas de famílias, o que nos comove bastante. Por outro lado, ficamos aliviados que ninguém tenha se ferido, haja visto a intensidade do granizo que atingiu as casas”, enfatiza a prefeita.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email