segunda-feira, 4
 de 
julho
 de 
2022

Castramóvel de Piên já atendeu mais de 500 animais

Castramóvel deve atender mil animais até o fim do ano. Foto/Divulgação
Segundo a municipalidade, a meta é atender mais mil bichos de estimação até o fim do ano 

 

O castramóvel de Piên, que está em funcionamento desde agosto do ano passado, tem sido aliado no controle de zoonoses. De acordo com a prefeitura, somente nos primeiros meses de funcionamento já foram castrados 539 animais, sendo 379 cães e 160 gatos. A meta da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é atender 1 mil animais até o fim do ano.

A castração é um gesto de amor e traz diversos benefícios para os bichos. Entre eles, a redução do risco de câncer, aumento da longevidade, redução da demarcação e auxílio na saúde pública, pelo controle da superpopulação de cães e gatos.

De acordo com Valéria Binek, responsável pelo programa de castração no município, as zoonoses são uma doença que os animais transmitem para os seres humanos. “Tendo um controle da quantidade de animais nas ruas, a gente automaticamente está controlando o número dessa zoonose”, explica a veterinária. Segundo ela, há em circulação a sarna, a leptospirose, leishmaniose, doenças que são transmitidas dos animais para os seres humanos.  

Tem direito de ser atendido pelo programa todas as pessoas cadastradas no Cadastro Único e do Sistema Único de Saúde. Para cadastro, os tutores devem comparecer na Secretaria de Agricultura, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 15 horas, ou pelo telefone da Secretaria. 



 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email