quinta-feira, 16
 de 
setembro
 de 
2021

Cartórios preparam urnas para as eleições

Geração de mídias na Zona Eleitoral de Rio Negro foi realizado ontem. Foto: DivulgaçãoA proximidade das eleições municipais deste ano, que acontecem no dia 15 de novembro, tem intensificado a movimentação nos fóruns eleitorais. Nesta semana, os cartórios da região estão realizando os procedimentos preparatórios das urnas para o pleito. O trabalho consiste na geração de mídias e na carga e lacração das urnas que serão utilizadas na votação.

Na 11ª Zona Eleitoral de Rio Negro, que abrange também os municípios de Campo do Tenente e Quitandinha, a geração de mídias foi realizada ontem. Segundo o chefe de cartório Robson Machado Felicio dos Reis, é o procedimento de gravação dos arquivos que vão para a urna. São salvos em mídias (cartões de memória de carga, cartões de memória de votação, mídias com aplicativos de urna e de gravação de resultado e, se for o caso, mesas receptoras de justificativas), a partir de sistemas oficiais, as informações dos eleitores e dos candidatos. “Isto acontece em uma audiência pública, com todos os cuidados devido à pandemia, e com fiscalização dos órgãos competentes”, explica.

A partir das 12 horas desta sexta-feira, o cartório eleitoral de Rio Negro realizará a carga, os testes de funcionamento, a identificação e a colocação de lacres nas urnas eletrônicas de votação; a preparação, a realização de teste de funcionamento; a demonstração de votação acionada por aplicativo específico para esse fim; e a colocação de lacres nas urnas eletrônicas de contingência; o acondicionamento dos cartões de memória de contingência em envelopes a serem lacrados e a verificação e colocação de lacres nas urnas de lona para votação por cédula.

A partir destes procedimentos, que são auditados, as urnas são armazenadas para serem encaminhados aos locais de votação às vésperas do dia da eleição e não passam por mais nenhuma alteração, apenas testes de funcionamento. O chefe de cartório da 10ª Zona Eleitoral da Lapa, Dieison Picin Soares Bernardi, explica que o programa só é habilitado para realização dos procedimentos iniciais no dia da votação e para receber votos a partir das 7 horas da respectiva data. Na Lapa, a geração das mídias e a carga e lacração ocorreram na última terça-feira.

No fórum da 144ª Zona Eleitoral de Fazenda Rio Grande, que abrange ainda Mandirituba, Agudos do Sul e Piên, a geração de mídias começou na quarta-feira e deve se encerrar nesta sexta, informou a chefe de cartório Roberta Jurask Bueno de Paula. Ainda segundo ela, o procedimento de carga e lacração das urnas ocorrerá a partir das 9 horas de hoje, devendo se estender até segunda-feira.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email