sexta-feira, 24
 de 
setembro
 de 
2021

Bia Deretti e Liz Buba lançam novo livro para o público infantil

Bia e Liz lançaram um novo livro voltado ao público infantil. Foto: Arquivo/O RegionalUm livro para brincar, interagir e descobrir. Estas são as particularidades do novo livro ‘O Que É Que Tem Aí? Ainda Não Descobri!’, escrito em uma parceria entre as professoras Bia Deretti, da cidade de Rio Negro, e Liz Buba, de Piên.

Desenvolvida para a faixa etária a partir de 4 anos de idade, como forma de estimular habilidades do pensar e responder com sabedoria, a produção conta com perguntas relacionadas a itens que as pessoas possuem dentro da casa e, a partir das indagações, as crianças devem criar hipóteses e responder qual é o objeto que a pergunta se refere.

As escritoras relatam que o processo de criação da obra surgiu dentro da sala de aula, quando Bia viu um livro que tinha um desenho de uma casinha na capa, anotou a ideia e repassou para a Liz, que aceitou o desafio. “Aquela casa foi como um impulso, mas as perguntas já foram sendo criadas no mesmo momento. Dessa vez escrever foi mais fácil, uma sempre completa a ideia da outra com entusiasmo. O que demorou muito nesse novo livro foram as ilustrações, que foram feitas por nós duas. Tivemos que adquirir uma caixa de lápis de cor nova porque nós duas só tínhamos toquinhos”, contam.

Bia e Liz também são autoras de ‘A Porta Secreta dos Elementais: Fadas’, lançado no ano passado, e relatam a diferença entre as duas obras. “O livro ‘A Porta Secreta dos Elementais: Fadas’ atinge um público de crianças um pouco mais velhas, porque é um livro longo, com um vocabulário mais rico, o que às vezes dificulta a interpretação de uma criança muito pequena, porém, nada impede de apresentar o livro para alguém mais novo, já que a leitura visual é válida até para bebês”, detalham.

Segundo as professoras, em meio às incertezas da pandemia, ainda não está previsto o lançamento oficial ao público do novo livro, mas algumas novidades poderão ser acompanhadas pelas redes sociais e novas propostas já vêm sendo estudadas pela dupla. “Nós somos super empolgadas com nossas criações, e logo queremos mostrar ao público. Estamos com alguns projetos já iniciados, mas ainda não temos bem certeza do que faremos, mas não vamos parar de escrever tão fácil. Isso nos enche de alegria. Nos divertimos muito quando estamos juntas, então é um trabalho que não é cansativo porque gostamos do que estamos fazendo”, relatam.

Livro – O livro ‘O que é que tem aí? Ainda não descobri!’ teve apoio de uma empresa de São Paulo, chamada Kart Center, que atua no meio literário. “É muito gratificante saber que tem empresas preocupadas com nossos baixinhos, incentivando um trabalho que é pouco valorizado no geral. Escrever um livro e fazer um sucesso de best seller é muito difícil, mas quando sabemos que em algum lugar do Brasil alguém vai te apoiar, já é uma grande alegria. Nossos agradecimentos dessa vez vão especialmente ao Tárcisio Garcia Araújo e sua família Kart Center”, concluem Bia e Liz.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email