quinta-feira, 27
 de 
janeiro
 de 
2022

Audiência pública apresenta plano de construção do bairro Autódromo em Pinhais

Com novas medidas, Pinhais terá melhorias de mobilidade urbana ao longo da ferrovia. Foto - Prefeitura de Pinhais
Como medidas compensatórias sobre o potencial construtivo, Pinhais ganhará melhorias de mobilidade urbana ao longo da ferrovia

 

Na noite de quinta-feira (16) a prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Urbanismo (Semur), juntamente com os proprietários da área onde hoje é o autódromo – representados pela Bairru Urbanismo, realizaram, no Cenforpe, uma audiência pública de apresentação da Operação Urbana Consorciada (OUC) Autódromo, Ferrovia e Parque das Águas. Esta operação é um conjunto de intervenções e medidas com o objetivo de realizar transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e a valorização ambiental.

A apresentação, que contou com a participação popular, compreende em uma série de construções, iniciando no espaço do autódromo com a criação de um bairro e diversos empreendimentos imobiliários, empresariais, criação de espaços públicos e de preservação da memória do local. Como medidas compensatórias sobre o potencial construtivo, a população de Pinhais ganhará com a implantação de melhorias de mobilidade urbana entre o Rio Atuba, na divisa com Curitiba, até o Rio do Meio, no Parque das Águas, como a criação de Parque Linear e solução viária ao longo de toda a ferrovia.

O evento ocorreu de forma online e presencial e contou com a participação, entre outros, da prefeita de Pinhais, Marli Paulino, da vice-prefeita, Rosa Maria, do presidente da Câmara de Vereadores, Marcinho, de diversos vereadores, secretários, servidores públicos, representantes da sociedade civil organizada, além da população. Na abertura, a prefeita Marli Paulino, destacou a importância de tal evento público para o desenvolvimento do município. 

Representando o Poder Legislativo, o vereador Marcinho, falou sobre a honra e satisfação de participar da audiência de apresentação do bairro Autódromo. 

Coube ao secretário de Urbanismo, Emerson Bento, iniciar as apresentações técnicas do projeto. Na sequência da audiência, representantes da Bairru Urbanismo, a arquiteta e urbanista Yasmin de Nadai e o administrador Carlos Eduardo Rodrigues fizeram a apresentação do projeto arquitetônico, que contou com a visão do urbanista Jaime Lerner, falecido em maio. O estudo dos impactos foi apresentado pelas representantes da Ecotécnica Tecnologia e Consultoria, a arquiteta e urbanista Letícia Oliveira e a engenheira de transporte Vanessa Kerecz. Populares puderam manifestar os seus questionamentos e estes foram esclarecidos pela mesa formada pelos envolvidos no projeto.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email