segunda-feira, 29
 de 
novembro
 de 
2021

Alunos conhecem produção de alimentos hidropônicos em Piên

Estudantes conhecem funcionamento de estufa de alimentos em Piên. Foto: Assessoria / Prefeitura de Piên
A estufa tem capacidade de produzir mensalmente 10 mil unidades de alfaces e 10 mil unidades de outros vegetais

 

Os alunos do pré I do Centro Municipal de Educação Infantil Tio Milton tiveram uma atividade de campo bastante diferente. Eles participaram de uma visita na estufa Daserra Agricultura Hidropônica e puderam conhecer o processo de produção de hidropônicos. Participaram da visita a diretora Gilmara de Souza, a orientadora pedagógica Rosilene Bineck, as professoras Maria Terezinha Neumann, Vitória Cecília Grosskopf, Ruti Maria Dranka, coordenadora da Educação infantil Clatiane Osinski, a nutricionista Joselayne Corrêa e algumas mães de alunos.

 

Chegando no local, alunos, pais e professores foram recepcionados pelos proprietários Jaime e Lucimeri Lisboa que explicaram todo o processo de produção. Além de aprender sobre os nutrientes dos vegetais, os alunos ainda viram o processo de colheita e embalagem para posteriormente entrega em estabelecimentos da região.

 

A estufa tem capacidade de produzir mensalmente 10 mil unidades de alfaces e 10 mil unidades de outros vegetais, tais como chicória, agrião, espinafre, acelga, rúcula, cebolinha, salsinha, manjericão roxo e manjericão menta. Atualmente produzem uma variedade de tipos de alfaces, tais como: alface americana crispy, alface lisa verde e roxa, alface crespa verde e roxa, mimosa verde e roxa. Também está na fase de experimento a couve kale e alface romana verde e roxa. As sementes das alfaces são todas holandesas, apresentam um tamanho menor, com sabor intenso e crocantes.

Para evitar pragas os produtores destacaram que não utilizam qualquer produto químico, fazendo este controle preventivo somente com produtos biológicos. “Utilizamos a pulverização preventiva com produtos biológicos como água oxigenada, óleo de nem, óleo de laranja entre outros”, frisou a produtora Lucimeri. Os ciclos dos vegetais no inverno são de 70 dias e no verão de 50 a 60 dias e este cultivo hidropônico consome 90% menos água do que a o cultivo no solo. No verão cada vegetal consome 100 ml de água e no inverno 10 a 30 ml de água.

 A visita faz parte do projeto pedagógico, no qual a professora Maria Terezinha Neumann está trabalhando o tema da alimentação saudável. No final da visita, a proprietária Lucimeri entregou para todas as crianças uma unidade de alface e salsinha para compartilhar com a família. O objetivo dessa visita foi levar as crianças para conhecer de onde vêm os alimentos, sendo uma forma de estimulá-los para uma melhor aceitação dos vegetais e adquirir hábitos alimentares saudáveis dentro e fora do ambiente escolar com o envolvimento das famílias.

 



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email