quinta-feira, 24
 de 
junho
 de 
2021

Agudos recebe unidade de castração

Castramóvel foi entregue ao município na última segunda-feira. Prefeitura trabalhou em diversas frentes para conseguir este investimento. Foto: Divulgação/Prefeitura de Agudos do SulA prefeitura de Agudos do Sul deu mais um grande passo para efetivar o projeto de castração de cães e gatos no município. Na última segunda-feira, foi entregue a primeira unidade móvel para a realização deste atendimento, que será disponibilizado de forma gratuita à população e auxiliará no controle de zoonoses.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Katya Carvalho, o castramóvel conta com um centro cirúrgico de animais, onde os veterinários poderão realizar o procedimento de castração. “Temos na equipe da prefeitura profissionais para desenvolverem este trabalho. O próximo passo agora está na compra dos materiais necessários”, detalha Katya. A expectativa é de que a unidade inicie os serviços neste primeiro trimestre.

O atendimento deste programa irá acontecer de forma gradativa, iniciando primeiramente pelos animais de rua. “Vamos fazer a castração e realizar todos os cuidados necessários, encaminhando-os em seguida para adoção”, conta Katya. Em seguida, o programa irá atender as famílias consideradas carentes e, na terceira etapa, toda a população que deseje castrar seus animais será contemplada. “A triagem de atendimento estará a cargo das agentes de saúde, as quais irão fazer o cadastramento dos interessados”, relata.

Para a prefeita Luciane Teixeira, a vinda do castramóvel possibilitará combater o aumento desenfreado destes animais. “É muito triste vê-los abandonados nas ruas, sendo maltratados e passando fome, além de causar transtornos à população, principalmente para os comerciantes”, enfatiza Luciane, salientando que um levantamento realizado no ano passado apurou que o município conta com mais de 6.300 cães e gatos. “É necessário que sejam tomadas medidas de controle e, por isso, não estamos medindo esforços para que este projeto seja efetivado”, concluiu.

O castramóvel foi adquirido ao valor de R$ 98 mil, recurso obtido por meio de emenda do deputado Evandro Roman, atendendo a uma solicitação do vereador Zezo Pires. Paralelamente, a prefeitura irá encaminhar a câmara de vereadores um projeto de combate aos maus tratos e abandono de animais. Caso seja aprovado este documento, quem estiver cometendo estes crimes será multado e poderá sofrer outras sanções.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email