segunda-feira, 14
 de 
junho
 de 
2021

Agudos irá ter menos urnas e locais de votação

Colégio Rui Barbosa deverá contar com 10 seções eleitorais. Foto: Arquivo/O RegionalImportantes mudanças estão sendo anunciadas para as eleições, já partir deste ano, em Agudos do Sul. Um estudo feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), por meio da 144ª Zona Eleitoral, de Fazenda Rio Grande, a qual abrange Agudos, apontou para a redução do número de urnas, de 26 para 19, reduzindo também o número de locais de votação, de 12 para 6. Outras cidades também deverão ter mudanças.

A justificativa para as medidas é a de que a Justiça Eleitoral deverá atender as eleições com maior dificuldade e menos recursos financeiros, humanos e logísticos, exigindo adequações para o bom desenvolvimento do processo de votação sem prejudicar a segurança do pleito, seus colaboradores e eleitores. A servidora Jéssika Nassif Korontai, da 144ª Zona Eleitoral, cita também a disponibilidade menor de urnas nas eleições deste ano e a necessidade de reduzir custos, não só para a Justiça Eleitoral, quanto para a prefeitura.

Segundo ela, Agudos tinha uma média de 289 eleitores por urna e agora ficará com 395, ainda abaixo da recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 600 votantes por seção. “Além disso, o município possui várias escolas desativadas, que exigiam obras de melhoria exclusivamente para os pleitos”, explica. Ela destaca que todos os locais de votação terão orientações de distanciamento social devido à pandemia de Covid-19, tanto nas filas quanto no interior das salas. Haverá também orientação aos eleitores para levarem a própria caneta para assinatura e, sem a biometria, a votação tende a ser mais rápida. A intenção para este ano é que também haja mais pontos de transmissão dos resultados.

As mudanças para Agudos do Sul serão apresentadas em uma reunião virtual que será realizada nesta sexta-feira, das 15h30 às 17 horas, na qual também serão sanadas eventuais dúvidas. O público alvo são autoridades da prefeitura, vereadores, membros de partidos políticos e eleitores interessados. A reunião será virtual por meio da plataforma Join Zoom Meeting. Link da reunião: https://us02web.zoom.us/j/83490978735?pwd=dkZNSUtwOVNISmlMZTVvcW9jOVlWUT09 Meeting ID: 834 9097 8735 Passcode: 043087

Locais de votação. Foto: 14ª Zona Eleitoral

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email