segunda-feira, 27
 de 
setembro
 de 
2021

A Agenda 2030 – Objetivo 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

Quando lemos na introdução deste Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que o intuito da ação é a construção de infraestrutura resiliente, promovendo a industrialização inclusiva e sustentável, fomentando a inovação temos a convicção de que estamos em um novo momento mundial.

A Revolução Industrial que ocorreu a partir da segunda metade do século XVIII e trouxe grandes transformações ao planeta não tinha a preocupação com os impactos ambientais causados pela maneira em que a produção era realizada. Esta revolução ocorreu em três fases. A primeira foi caracterizada pela troca do trabalho humano por máquinas capazes de realizar o mesmo trabalho com maior precisão e em menor tempo. Já na segunda fase, esta industrialização deixou de ocorrer apenas na Inglaterra e espalhou-se pelo mundo com evoluções nos processos produtivos. A terceira fase nos traz avanços técnicos e científicos. Como consequências desta revolução podemos destacar as relações de trabalho, o êxodo rural e a urbanização, o aumento da capacidade produtiva e a ampliação significativa dos impactos ambientais entre outras.

Coube então a Organização das Nações Unidas (ONU) trazer a discussão sobre a nova indústria mundial destacando os processos de inovação. Já em sua primeira meta lemos que devemos desenvolver infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente, incluindo infraestrutura regional e transfronteiriça, para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano, com foco no acesso equitativo e a preços acessíveis para todos.

Encontramos também como meta a promoção da industrialização inclusiva e sustentável e, até 2030, devemos aumentar a participação da indústria no emprego e no produto interno bruto, de acordo com as circunstâncias nacionais, dobrando sua participação nos países de menor desenvolvimento relativo. Esta preocupação com os países menos desenvolvidos faz-se presente em vários momentos. A chamada Indústria 4.0 que hoje faz uso de inovações e recursos tecnológicos traz a implementação de novas tecnologias auxiliando na redução de desperdícios e na otimização do uso dos recursos naturais. Pensar no futuro da indústria é pensar no meio ambiente.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email