Em evento realizado na câmara municipal, alunos pienenses foram avaliados pelo presidente da Federação de Karatê-Dô Tradicional do Estado do Paraná, Jean Edoardo, que também compartilhou, ao final, sua experiência em campeonato mundial
Foi realizada na noite deste sábado (26) exame de graduação do projeto de karatê em Piên. O evento foi realizado na câmara municipal e reuniu alunos e familiares, com bom público para acompanhar as avaliações.
Na ocasião, 21 alunos foram avaliados e eles avançaram de faixa, ou seja, terão nova cor de faixa a partir de agora. O exame foi conduzido pelo sensei Jean Edoardo, presidente da Federação de Karatê-Dô Tradicional do Estado do Paraná.
Ele explicou que o exame de faixa acontece geralmente a cada seis meses e que entre os requisitos estão a carência de tempo de treino e as qualidades técnicas. “Conforme aumenta a graduação, vai aumentando os requisitos”, salientou. O sensei ressaltou que os atletas de Piên sempre têm uma boa qualidade e que não é à toa que os pienenses vem conquistando medalhas nas competições das quais participam.
No evento, o presidente da federação explicou aos alunos e pais como funcionam as competições, destacando principalmente que fora do tatame o ambiente é sempre de amizade. Jean Edoardo também compartilhou com os presentes a sua experiência de ter sido vice-campeão no campeonato mundial realizado recentemente em Portugal. “Exige dedicação e treinamento, mas é gratificante”, complementou.
Ainda foi destacada a participação dos alunos pienenses nas compeições em nível estadual e interestadal. Rogério Benício, professor do projeto de karatê em Piên, ressaltou que este vem sendo um ano de bons resultados para o município. “O nível técnico das crianças é muito bom e o apoio dos pais tem sido importante”, enfatizou.