Poder público local, após conhecer procedimento feito em ruas de Pinhais, está fazendo teste com aplicação de Óleo de Xisto em estrada na região da Lagoinha
A prefeitura de Tijucas do Sul está iniciando no município um novo modelo de pavimentação com a implantação da 1ª Estrada Ecológica da cidade. Trata-se de um trabalho com aplicação de Óleo de Xisto, que é um material sustentável e bastante útil para pavimentação de estradas rurais.
A melhoria está sendo testada na Estrada Agostinho Farias, na região da Lagoinha. A aplicação começou na última sexta-feira e se estendeu até segunda-feira, beneficiando a via em uma extensão de um quilômetro. Caso o procedimento tenha êxito, a intenção é expandir este tipo de aplicação para mais estradas do município.
Segundo o prefeito Gringo, a prefeitura não tem medido esforços para que esta ação seja efetivada. “Estávamos comentando com o então deputado Luizão, sobre a nossa dificuldade em manter os 2 mil quilômetros de estradas rurais em boas condições, visto a extensão do nosso município. Luizão então nos convidou a conhecer a modalidade aplicada em Pinhais, quando ele ainda era prefeito, que é a Estrada Ecológica, feita com o Óleo de Xisto”, diz.
O prefeito conta que então uma comitiva de Tijucas do Sul visitou a cidade de Pinhais, para entender o processo. “Vimos que era uma alternativa barata e sustentável. Temos uma boa expectativa, que se der certo, iremos expandir para outras comunidades”, finaliza.