Vereadores de Piên estiveram na última semana visitando o Hospital Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora das Graças de Piên para conversar com a diretoria da entidade referente às demandas levantadas pela população pienense. Entre os pedidos, os vereadores solicitaram informações sobre o tempo de atendimento de consultas médicas e o número de profissionais atuantes.
Os legisladores Seandra Cordeiro, Giomar da Rosa e Altevir Antônio Minikovski estiveram na última semana pessoalmente no hospital e entregaram um ofício, que é assinado por todos os vereadores da casa.
Segundo a vereadora Seandra Cordeiro, a entrega pessoalmente do documento visa aproximar os legisladores da entidade e entender estratégias que têm sido adotadas para a resolução de demandas da população. “Além do ofício, decidimos o entregar pessoalmente. Segundo o hospital, teremos respostas em breve”, disse Seandra, afirmando que os vereadores continuarão acompanhando as demandas da população.
A comunicação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba afirmou em nota enviada à reportagem que “No tocante às solicitações de esclarecimentos sobre o atendimento médico no Hospital, importante ressaltar que iniciamos as atividades da Santa Casa de Piên sob a gestão da ISCMC em 01 de outubro de 2021 e que o contrato 104/2021 (referente a inexigibilidade 044/2021) celebrado com o município de Piên, prevê dentre os quantitativos mensais, o atendimento de 1000 consultas de urgência e emergência (Pronto Atendimento), sendo que nos primeiros 30 dias da nova gestão do hospital, foram realizados somente pelo Sistema Único de Saúde 1.232 atendimentos médicos representando um excedente de 23% a mais da meta estabelecida na contratualização com o município”, diz trecho da nota.
A Irmandade afirmou ainda que “Esclarece que o atendimento no Pronto Atendimento ocorre de acordo com a classificação de risco, e não pela ordem de chegada, sendo sempre priorizado os pacientes mais graves”, afirma o conteúdo enviado ao O Regional.
Segundo a Santa Casa, “Desses 1.232 atendimentos realizados no mês de outubro, em média 95% foram classificados como atendimento pouco urgente e não urgentes, importante destacar que a média de tempo dos atendimentos realizados foram de 45 minutos”, afirma a diretoria da entidade.
A Irmandade finaliza dizendo que trabalha para a melhoria no atendimento da população e que redobrou a sua atenção nas ações reguladoras da instituição. Ainda, a Irmandade firma o compromisso pelo respeito, atendimento humanizado e eficiente a todos os que procuram a Santa Casa de Piên.