Mesmo com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19, estudantes das redes públicas de ensino seguem sendo beneficiados com gêneros alimentícios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), por determinação do Ministério Público, o modelo adota desta vez kits alimentícios composto por produtos base essenciais.
Antes que os alimentos cheguem até os alunos, uma grande mobilização, envolvendo o processamento de enormes quantidades de gêneros, é realizada pela prefeitura. Todos os kits são montados sob supervisão nutricional e seguem os padrões de qualidade e quantidade estabelecidos pelo Pnae.
Os alimentos são retirados em dias determinados, nas unidades escolares onde as famílias fizeram os cadastros. Medidas de distanciamento físico e de higiene continuam sendo cumpridas para garantir segurança às equipes de trabalho e aos beneficiados.
Para a secretária de Educação a distribuição desses kits é essencial para os alunos em vulnerabilidade no município. “As aulas ainda não voltaram, muitos alunos tinham como refeição base a merenda escolar e nós não vamos permitir que nenhum aluno, fique sem esse alimento,” disse Eliza Dranka Pazda.