Quando alguém faz o bem, realiza algo expressivo e ainda nos representa, certamente, essa pessoa se torna motivo de orgulho. Isso mesmo, é assim que a população de Campo do Tenente se manifestou na última semana semana ao receber vídeos e imagens de seu conterrâneo, Anderson de Assis, vulgo Palito, que cresceu e estudou na cidade, mudou-se para o Rio de Janeiro, ingressou na Marinha do Brasil e hoje está a trabalho na Antártica.
Anderson é Militar da Marinha e 1º Sargento Aviador Naval. Hoje, mecânico aeronáutico, tem a missão de cuidar de dois helicópteros utilizados pela tripulação, que fazem parte da composição do navio polar Almirante Maximiano.
Segundo o militar, a marinha é hoje responsável pela estação Antártica de pesquisa Comandante Ferraz, sendo esta, a base do Brasil na Antártica. “Todo verão a marinha dispõe de dois navios para fazer o reabastecimento e troca de pessoal neste local e nós estamos juntos dando todo o suporte a estas equipes e ao trabalho realizado aqui”, descreveu.
Em contato com a redação na tarde da última quinta-feira, Anderson falou da alegria e satisfação do seu trabalho e mandou até mesmo um recado às pessoas que sonham com esta profissão. “Quero que tudo isso sirva de motivação, principalmente aos jovens que imaginam que isso jamais pode ser realidade. Não importa de onde você vem, importa a sua dedicação e esforço para chegar onde almeja”, descreveu, enfatizando que fez questão de colocar uma placa que indica a direção e a quilometragem de distância de Campo do Tenente ao local que se encontra hoje, na Antártica.
A Antártica é o continente mais frio e seco, com a maior média de altitude e de maior índice de ventos fortes do planeta. A temperatura média na costa, durante o verão, é de -10 °C e no interior do continente, é de -40 °C.