A disputa de espaço entre pedestres, ciclistas e motoristas sempre foi um ponto de grande preocupação para quem passa pela ponte central sobre o Rio da Várzea, em Quitandinha. Para solucionar este problema crônico, a prefeitura pleiteou recursos para a construção de passarelas e, após cumprir uma série de etapas burocráticas, deu início recentemente às obras.
De acordo com a prefeitura, a estrutura da passarela será metálica e atenderá todos os requisitos de segurança. Ao todo, serão investidos R$ 239.596,19, sendo R$ 210 mil obtidos por meio de emenda do deputado Francisco Bührer e o restante de contrapartida municipal. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em dois meses.
Segundo a secretária municipal de Administração e Finanças, Jaqueline Ribas, a passarela será instalada na lateral da ponte. “A pista de rolamento não terá mudanças, mantendo o mesmo espaçamento. Paralelamente, nas últimas semanas, a equipe da prefeitura realizou alguns trabalhos para dar uma proteção maior às cabeceiras da ponte, a qual foi construída há mais de 25 anos”, detalha Jaqueline.
Para a prefeita Maria Julia Wojcik, a realização desta obra era um compromisso assumido com a população. “Muitas pessoas, até mesmo crianças e idosos, eram obrigados a dividir espaço com os veículos, estando expostos a graves acidentes. Por isso, não medimos esforços para que este investimento saísse do papel e queremos, no mais breve espaço de tempo possível, entregá-lo à comunidade”, finaliza.