Uma nova funcionalidade para coibir a violência doméstica contra as mulheres foi recebida pelo município de Fazenda Rio Grande, na última semana. Tratam-se dos chamados ‘botão do pânico’, dispositivos que permitirão que as vítimas de violência e sob medidas protetivas recorram às autoridades quando se sentirem ameaçadas.
Os equipamentos ficarão sob os cuidados da Guarda Municipal, que fará o monitoramento, em uma ação conjunta com a Assistência Social e a Secretaria da Mulher. Os botões, que captam áudio e todo o ambiente no entorno, serão destinados para as mulheres somente após deferimento do delegado ou juíza do município.
Para a secretária da Mulher, Cíntia Wozniack, a tecnologia será uma importante aliada ao trabalho que será realizado em conjunto. “É mais um equipamento em defesa da mulher, já temos nossa escuta especializada, já reconhecemos identificar essas mulheres e isso será importante nesse trabalho”, comentou.
O prefeito Marcio Wozniack enalteceu a necessidade do equipamento no combate à violência contra as mulheres. “A tecnologia está mais uma vez nos auxiliando e agora para proteger as mulheres. A violência contra a mulher em nosso município deve parar e esse equipamento será um grande auxiliar nessa luta”, pontuou.