segunda-feira, 25
 de 
novembro
 de 
2024

Máscaras caseiras se tornam alternativa na prevenção contra o vírus

Em uma parceria, Mandirituba está tendo trabalho voluntário na fabricação do material. Foto: DivulgaçãoDesde o início da disseminação do coronavírus, as máscaras de proteção se tornaram um dos itens mais procurados pela população e profissionais que atuam na linha de frente do combate à doença, fazendo com que elas sumissem das prateleiras de farmácias.

Com isso, a confecção caseira deste produto se tornou recorrente como uma alternativa para aqueles que não conseguiram adquirir sua máscara e um ato de solidariedade àqueles que necessitam do item. Além de eficiente, a fabricação deste equipamento é simples, podendo ser feitas em tecido de algodão, TNT ou outros tecidos, desde que higienizadas e desenhadas corretamente.

Um dos exemplos vem de Mandirituba, onde, por meio de parceria entre a família Vonsovicz, costureiras voluntárias e empresários do município, estão sendo produzidas máscaras cirúrgicas, para ajudar na prevenção da pandemia da Covid-19 e com o intuito doar as máscaras para profissionais da saúde e pessoas enquadradas no grupo de risco. “Ao ver reportagens demonstrando a dificuldade de algumas pessoas em encontrar as máscaras, nos interessamos em fazer parcerias com a própria família e amigos, com a intenção de produzir para doação. A produção é feita com a ajuda de várias pessoas, alguns empresários estão doando a matéria prima. Familiares e amigos estão confeccionando o material”, conta a idealizadora do projeto, Marilene Vonsovicz Soek, detalhando a logística para a entrega dos equipamentos. “A entrega ainda está sendo selecionada, conforme o número de material produzido iremos destinar aos hospitais, asilos e entidades que necessitem dessa ajuda”, finaliza.

Pienense Rosiméri tem feito máscaras para doação e venda. Foto: Divulgação

Em Piên, a Artes Mãe e Filha também está engajada na ação e, liderada pela artesã Rosiméri Kruczkiewicz e com o apoio de toda a família, tem ampliado a confecção dos itens. “Já estávamos pensando em confeccionar as máscaras. Então, com a gravidade da pandemia, começamos a produzir para os familiares e começaram as encomendas. Graças a Deus, já tinha os materiais necessários em casa para fazer os equipamentos”, conta Rosiméri, que também tem feito entregas em domicílio e contribuído com a área da saúde e com os grupos de risco. “Meu objetivo desde o início era doar para os postos de saúde e para as pessoas que estão em situação de risco. Com a visão de ajudar na prevenção contra a propagação do vírus, a Artes Mãe e Filha sente orgulho e disposição para atuar na fabricação das máscaras”, finaliza.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email