A Constituição Federal determina que os municípios devem investir porcentagens específicas da arrecadação em saúde e educação, sendo 15% em saúde e 25% em educação. Em Quitandinha, o índice quase dobrou no ano passado, atingindo 27,97% em investimentos em saúde e 28,6% na área educacional.
O valor representa uma aplicação de R$ 4,5 milhões a mais em saúde, destinados a compra de mais remédios, pagamento de exames e de médicos e a melhoria em geral dos serviços. Na educação, foram R$ 1,3 milhão a mais, revertidos na manutenção das estruturas, aquisição de materiais e pagamento dos profissionais da área. Quitandinha mantém atualmente sete escolas municipais, dois Cmeis e uma escola de educação infantil
Para a secretária de Administração e Finanças, Jaqueline Ribas, esses são dois setores que a gestão tem priorizado na aplicação de recursos. “A prefeita Maria Julia sempre olhou muito pela saúde e eu sou da educação, então essas são áreas que sempre priorizamos. Sem contar que para uma cidade crescer, é preciso que as pessoas tenham saúde e educação de qualidade”, enfatiza.
A prefeita Maria Julia Wojcik lembra de seu compromisso para com a saúde do município. “Muitas dessas ações que nós fazemos não aparecem muito, como os remédios, os carros para levar as pessoas nas consultas e exames, mas no fim do mês vemos que é um investimento grande. Na educação também estamos adquirindo kits escolares todo ano para os alunos. De pouco em pouco, estamos tentando melhorar o município”, ressalta.