As unidades de saúde de todo o estado estarão abertas neste sábado para o Dia D de vacinação contra a gripe, das 8 às 17 horas. A campanha de imunização contra o vírus influenza teve início em abril e segue até o dia 1º de junho.
O público-alvo da campanha são as pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 4 anos de idade, gestantes, mulheres em até 45 dias depois do parto, profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores das instituições públicas e privadas.
O secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi, disse que neste sábado todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem buscar os locais de vacinação, principalmente aquelas que não conseguiram a imunização durante a semana. “O Dia D é uma grande oportunidade de mobilização e do alcance da meta de completar 90% de cobertura vacinal do público prioritário. Chamamos todos os paranaenses que reservem um espaço no sábado e compareçam para se proteger”, afirmou.
Em Rio Negro, o Dia D será promovido em todas as unidades de Saúde da área central. “As unidades do interior já vêm realizando a vacinação ao longo da semana. Até o momento, já atingimos a meta de 35,4% de imunização do público-alvo”, conta a secretária municipal de Saúde, Simone Angélica Vitorino Gondro.
A secretária de Saúde de Piên, Angela Bührer Grosskopf, destaca que a equipe das unidades e postos de saúde do município está preparada para atender a todo o público-alvo, visando a meta, assim como em todo o Paraná, de vacinar 90% do grupo. “Para que a campanha seja um sucesso, a população também precisa fazer sua parte e entender a importância da vacinação, engajando-se para que os objetivos sejam atingidos e todos os grupos prioritários, imunizados, garantindo a saúde e qualidade de vida a todos”, finaliza.