domingo, 24
 de 
novembro
 de 
2024

Eleitores têm até o próximo dia 9 para fazer o título e regularizar pendências

Eleitores devem procurar os cartórios eleitorais para regularizarem suas pendências e estarem aptos a votar. Foto: Arquivo/O RegionalHá cerca de seis meses de uma nova eleição, os cartórios eleitorais da região estão recebendo nos últimos dias um número maior de pessoas. Isso porque, os eleitores têm até o próximo dia 9 para a confecção do título do eleitor ou mesmo realizar transferências e alterações cadastrais.

Para suprir a demanda, os cartórios atenderão em horário estendido nos dias 7, 8 e 9. Em períodos normais, o atendimento acontece das 12 às 19 horas, sendo que exclusivamente nestes três dias o horário será das 9 às 19 horas. Para confecção do título, é necessário carteira de identidade ou de trabalho, CPF e comprovante de residência de três meses anteriores, sendo este no nome da pessoa, do cônjuge ou pais. Para quem tem 18 anos, é necessário o certificado de dispensa militar. Também estão disponíveis transferências, atualização cadastral, regularização de títulos cancelados e alteração de locais de votação para pessoas com necessidades especiais. Após este prazo, os eleitores irregulares não poderão votar nesta eleição e estão sujeitos a outras sanções.

Nos últimos dias, o cartório eleitoral de Fazenda Rio Grande, que atende também Mandirituba, Agudos do Sul e Piên, tem confeccionado cerca de 100 novos títulos diariamente. “A movimentação tem sido abaixo do esperado, ainda mais porque contamos com mais de 100 mil eleitores aptos. Atualmente, o tempo de espera para o atendimento tem sido cerca de 30 minutos”, relata a chefe do cartório de Fazenda Rio Grande, Roberta Jurask Bueno de Paula.

No cartório de Rio Negro, que abrange ainda Campo do Tenente e Quitandinha, a movimentação também tem sido baixa. “Em virtude do recente recadastramento biométrico, muitos eleitores já regularizaram suas pendências”, comenta o chefe do cartório, Robson Machado Felício dos Reis. A recomendação é para que as pessoas não deixem para os últimos dias, onde o volume de atendimentos deve aumentar consideravelmente.

O eleitor também pode conferir se está apto para votar por dois mecanismos. O primeiro deles é baixar o aplicativo E-Título no celular, lá o usuário terá acesso à versão digital do documento, o qual tem validade como o impresso e conta com todas as informações complementares. E o segundo é através do site www.tre-pr.jus.br, no link certidão de quitação eleitoral.

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), nos dez municípios da região estão aptos para votar 198.325 eleitores, tendo ainda 34.123 títulos cancelados e 1.913 suspensos. Os dados são referentes ao mês de fevereiro deste ano.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email