domingo, 24
 de 
novembro
 de 
2024

Paraná inicia campanha de vacinação contra a aftosa

Vacinação contra a febre aftosa deverá abranger milhares de animais em toda a região. Foto: DivulgaçãoTeve início nesta semana a campanha de vacinação contra febre aftosa em bovinos e búfalos com até 24 meses. A iniciativa, que segue até o dia 31 de maio, é válida em todos os estados, com exceção do Amapá, que fará a imunização entre setembro e novembro, e Santa Catarina, onde a doença foi eliminada.

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, sendo uma das mais contagiosas que atingem os bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e suínos, estando presente no epitélio e fluído das vesículas e também pode ser encontrado no sangue, saliva, leite, urina e nas fezes dos animais afetados.

Em todo o Paraná, onde há uma movimentação para tornar o estado livre da doença sem a vacina, foram vacinados no ano passado cerca de 9.414.496 animais. Nos dez municípios do suleste paranaense, o número chegou a 59.157.

De acordo com Erlly Granato, veterinária da Adapar de Rio Negro, o proprietário pode encontrar a vacina em casas agropecuárias. “Aquele não fazer a vacinação, estará sujeito a notificação e multa por animal não vacinado, com valor mínimo de 10 UPF, que é a Unidade Padrão Fiscal do Paraná”, explica a profissional, salientando ainda que após o procedimento, o proprietário deve fazer a declaração de vacinação nas unidades locais da Adapar. “Mesmo que o produtor não possua bovinos e búfalos na idade para vacinação, deverá fazer a declaração do rebanho, relacionando os animais acima de 24 meses de idade da propriedade”, finalizou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email