Prazo de filiação I
Faltando menos de um mês para findar o prazo de filiação daqueles que pretendem disputar a eleição em outubro próximo, não há muitas novidades previstas na região. Imagina-se que as principais mudanças devam ocorrer dentro do PT e PSDB, puxadas inclusive por líderes estaduais. O senador Álvaro Dias deixou o ninho tucano e foi para o PV. O deputado federal Alfredo Kaefer também deixou o PSDB. Já o deputado Toninho Wandscheer deixou o PT e foi para o PMB. É bem provável que essas mudanças tenham influência em lideranças locais.
Piên
O vice-prefeito de Piên, Ingo Strack, principal nome da situação para a disputa da prefeitura do município, deixou o Partido dos Trabalhadores (PT) com receio de que os escândalos nacionais influenciassem a eleição local. É provável que dispute a eleição pelo PSD. Ainda em Piên, o pré-candidato da oposição, João Padeiro, avalia a permanência no PSDB. Uma das opções é o PSC.
Mandirituba
Pela primeira vez após diversas eleições municipais, a campanha eleitoral em Mandirituba poderá ter um número menor de candidatos a prefeito. Existe um trabalho silencioso no município para formar uma grande coligação. Esta movimentação exclui o ex-deputado e pré-candidato Geraldo Cartário, já que ele seria o adversário a ser batido. A matemática é simples, vários partidos para ter um número expressivo de candidatos a vereador.
Rio Negro
Pessoas de mais idade no meio político de Rio Negro e com relação estreita junto ao atual prefeito Milton Paizani (PSDB) e o ex-prefeito Alceu Swarowski (PSB) confessam ter tentado evitar o racha entre os dois e, inclusive, insistido na reaproximação após a disputa pelo diretório tucano no município. Não houve êxito. Agora, consideram que Paizani e Swarowski acumulam mágoas entre si e deverão travar uma dura batalha na eleição municipal.
Contenda
Com uma gestão sem grandes obras para mostrar e com dificuldade de atendimento as diversas demandas que chegaram à prefeitura nos últimos 3 anos, o prefeito de Contenda, Carlão Stabach (PMDB), poderá ter dificuldade para compor aliança visando sua candidatura a reeleição. Alguns prováveis aliados já estão repensando posicionamento. Na oposição, o nome mais lembrado é do empresário Ataulzinho Carvalho (PPS).
Campo do Tenente I
Coincidentemente as contas do ex-prefeito de Campo do Tenente, Reinaldo Pereira (PSDB), serão votadas pela câmara de vereadores do município neste que é um ano eleitoral. Toda documentação chegou a sede do legislativo após aprovação com ressalvas do Tribunal de Contas do Estado. A tendência é de uma ampla análise por conta dos vereadores antes da votação em plenário. Há possibilidade de convocação do ex-prefeito para eventuais esclarecimentos.
Campo do Tenente II
Lideranças políticas tenenteanas relatam que continua “gelada” a relação entre o prefeito Jorge Quege (PMDB) e o vice-prefeito Baby Negrelli (PDT). Ao contrário do que foi publicado nesta coluna na semana passada, Baby ainda alimenta a expectativa de disputar a prefeitura do município. Outro político que já passou pelo executivo e também declara ter intenção de compor chapa majoritária é o ex-prefeito Betinho Quevedo (PP).
Agricultura
A Associação dos Municípios Produtores de Tabaco – AmproTabaco vai promover no próximo dia 25 de fevereiro encontro com posse da nova diretoria. O evento acontecerá em Florianópolis. O presidente eleito da entidade é de Canoinhas, Luiz Alberto Rincoski. Apenas três paranaenses participam da nova direção da entidade. Silvio Paulo Girardi, de Rio Azul, Roger Selski, de Ipiranga, e Marcelo Hauagge Distéfano, de São João do Triunfo.