terça-feira, 16
 de 
julho
 de 
2024

Projeto Veterinário Mirim mobiliza alunos em Pinhais

Alunos participam do projeto Veterinário Mirim. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Pinhais
Alunos participam do projeto Veterinário Mirim. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Pinhais
Ação foi realizada na última semana na Escola Municipal Clementina Cruz, no bairro Estância Pinhais

A Escola Municipal Clementina Cruz, localizada no bairro Estância Pinhais, no município de Pinhais, recebeu, na última semana, o projeto Veterinário Mirim. A iniciativa é desenvolvida por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma) e de Educação (Semed).

Integrante da equipe de Educação Ambiental da Semma, a professora Liliane Azeredo Dias é a responsável por ministrar as aulas para as crianças das unidades escolares de Pinhais. Nos encontros, utilizando bichinhos de pelúcia, um mini-hospital veterinário, maquetes e tubos de ensaio, ela capta a atenção dos estudantes e aborda temas importantes como os cuidados que todos devem ter com os animais e as doenças que a falta de certos cuidados pode ocasionar.

Segundo Liliane, o projeto busca é sensibilizar e promover a educação em guarda responsável e os cuidados com os animais, relacionando o tema com a realidade dos alunos da rede municipal de ensino. “Penso que investir na Educação Ambiental é o caminho para sensibilizar e transformar pessoas que possam reconstruir um mundo melhor. Espero que, com meu trabalho e dedicação, consiga deixar um legado para que um dia eu possa ver o ser humano voltar a ser mais ‘Humano’. Sou imensamente grata em realizar um trabalho tão importante, o qual transborda meu coração de amor e alegria,” declara.

A iniciativa ainda objetiva aliar a educação em saúde com cuidados e preservação do meio ambiente, conhecimento e prevenção de zoonoses, que são as doenças transmitidas pelos animais, e despertar nas crianças o cuidado pela saúde animal e seu bem-estar, bem como a sensibilização e o respeito no convívio com os animais, proporcionando um ambiente saudável e qualidade de vida entre humanos, animais e meio ambiente (saúde única), o que vem ao encontro com o tema do projeto neste ano ‘Cuidar, amar e respeitar garantem o bem estar do seu lar’.

Para a prefeita Rosa Maria, que esteve presente nesta última ação realizada pelo projeto, ao se dirigir às crianças do segundo ano, o projeto tem grande importância na multiplicação do conhecimento. “ A escola é o lugar de aprender de tudo e hoje vocês vão aprender lições importantes sobre como cuidar dos animais. Tem que chegar em casa, contar pro papai, pra mamãe, pra vovó, o que vocês aprenderam hoje, e quando encontrar alguém, virem alguém que esteja maltratando um animal, vocês terão conhecimento, vocês terão condições, com muito jeito, de falar pra mãe ir lá e pedir pra aquela pessoa não maltratar o animal. Os animais não merecem maus tratos, eles são inocentes, eles dependem de nós”, finaliza.

O projeto – Implantado em 2006, o projeto Veterinário Mirim foi lançado junto à Secretaria Municipal de Saúde, passando para a Secretaria de Meio Ambiente em 2014. Em 2017, por meio de pesquisa com professores e unidades de ensino, passou a ter o nome atual. Hoje, são atendidas as turmas de segundo ano de todas as unidades de ensino e a Escola Especial Elis de Fátima Zem. Em média, 1550 crianças por ano são mobilizadas pelo projeto.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email