terça-feira, 24
 de 
maio
 de 
2022

Vereadores de Tijucas do Sul sugerem melhorias na iluminação pública

Uma das lâmpadas ao lado da rodoviária está queimada. Vereadores vão propor melhorias/Foto: O RegionalUma das principais reivindicações de moradores em bairros e comunidades do interior é a implantação ou ampliação do serviço de iluminação pública. Em Tijucas do Sul, não é diferente e uma das principais demandas dos vereadores é justamente de melhorias neste setor. As prefeituras cobram na tarifa de energia elétrica uma contribuição de iluminação pública, no entanto, famílias cadastradas na tarifa social não pagam a contribuição e há isenção na tarifa rural. No geral, a receita da prefeitura é muito inferior à despesa.
O vereador Claudio Martins comentou durante reunião da câmara de Tijucas do Sul que a iluminação pública tem sido importante aliada na segurança dos moradores, além de proporcionar possibilidade de atividades físicas. Claudemir Rocha é outro legislador que defende melhorias no setor. “Precisamos buscar alternativas que possam ampliar o serviço”, destacou.
A resolução 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), emitida em 2010, determinou que os municípios assumissem o sistema de iluminação pública, com manutenção e compra de postes e lâmpadas. No entanto, maioria das prefeituras não possuem equipamentos semelhantes aos das concessionárias de energia elétrica, como guinchos elevatórios, e recursos suficientes para suportar o compromisso.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email