Chegou ao fim, na última sexta-feira, mais uma edição da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Durante a campanha, foram priorizados 59,4 milhões de gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de profissionais de segurança e salvamento.
A meta é vacinar 90% do público-alvo, porém, até a última atualização dos dados sobre a cobertura vacinal, 84,83% dos grupos prioritários havia sido imunizado, o que representa 50,4 milhões de pessoas. Na região, apenas Rio Negro e Tijucas do Sul haviam superado a meta, com 104,11% e 96,18% do público vacinado, respectivamente.
Desde a última segunda-feira, toda a população passou a ter oportunidade de se vacinar contra a gripe enquanto durarem os estoques da vacina. “As pessoas que não fazem parte do público-prioritário também podem procurar a unidade de saúde mais próxima para se vacinar”, detalha a técnica em enfermagem da Sala de Vacina de Piên, Zilda Cavalheiro da Silva Mielke, reforçando que a população prioritária também deve procurar a vacina. “A procura vem sendo alta no município e a vacina é uma das melhores formas de prevenção contra a gripe”, finaliza.
Um novo boletim da gripe divulgado na última quarta-feira pela Secretaria Estadual da Saúde confirmou 33 novos casos da gripe Influenza no Paraná e as mortes por gripe chegaram a 43 nesta semana, distribuídos por 13 Regionais de Saúde, sendo 38 por H1N1. Não foram registrados óbitos pela doença na região.