sexta-feira, 23
 de 
fevereiro
 de 
2024

Vacina bivalente começa a ser aplicada na região

Vacina bivalente começa a ser aplicada em toda a região. Foto: Arquivo/O Regional
Vacina bivalente começa a ser aplicada em toda a região. Foto: Arquivo/O Regional
Novo imunizante bivalente da Pfizer protege contra a cepa original do coronavírus e também as subvariantes ômicron

Mais um passo da imunização contra Covid-19 foi dado nesta semana. Trata-se da aplicação da vacina bivalente, o mais novo imunizante da Pfizer, que protege contra a cepa original do coronavírus e também as subvariantes ômicron.

As cidades da região já estão mobilizada nas ações de vacinação do público prioritário, que contempla, inicialmente, idosos acima de 70 anos, pessoas imunocomprometidas, funcionários e pessoas que vivem em instituições permanentes, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

Em Piên, onde a aplicação do imunizante teve início nesta quinta-feira, a secretária de Saúde Mayara Grosskopf, explica que a vacinação acontece de forma escalonada, assim como aconteceu com as demais vacinas contra a covid, ou seja, a medida que mais doses chegam ao município acontece o avanço da faixa etária e maiores grupos são vacinados. “Temos que respeitar o esquema vacinal assim como fizemos com as outras vacinas contra a Covid-19. Porém nossas equipes estão preparadas para assim que as doses forem chegando ao município já aconteça a aplicação na população”, falou.

A dose da bivalente fica disponível para quem concluiu pelo menos o esquema primário da vacinação contra Covid, com as duas primeiras doses das vacinas monovalentes. Neste caso, é preciso respeitar ainda o intervalo de pelo menos quatro meses entre a última dose de reforço ou do esquema e a aplicação da bivalente.

Caso o morador não tenha o esquema completo, é preciso fazer a atualização vacinal.

Vacinação infantil –  Paralela à vacinação bilvalente, acontece a aplicação da vacina nas crianças, por meio da Pfizer Baby. Pais ou responsáveis devem procurar as unidades de saúde para vacinar os pequenos.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email