O gasto com o transporte universitário é para muitos estudantes um grande empecilho na hora de cursar uma faculdade. Muitas vezes, com o alto custo da mensalidade da universidade e da compra de materiais didáticos, os alunos não dispõem de condições para suprir o valor com o deslocamento e acabam desistindo deste sonho. Em Mandirituba, a prefeitura tem sido parceira neste sentido e custeado todo o transporte.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Maraci Nickel, este suporte tem garantido com que muitos universitários possam concluir o ensino superior. “Sabemos todo o esforço e dedicação que os alunos fazem para cursar uma faculdade. Por isso, buscamos auxiliar da melhor maneira possível, sendo um dos poucos municípios a disponibilizar todo o transporte gratuitamente”, ressalta Maraci.
Neste ano, a prefeitura confirmou que dará continuidade a este projeto e está convocando os estudantes para realizarem o cadastramento entre os dias 27 e 31 de janeiro. “Para solicitar um novo cartão, os alunos devem comparecer à prefeitura, munidos de RG e CPF, declaração de matrícula, comprovante de residência, título de eleitor e uma foto 3X4”, detalha Maraci, salientando a importância deste processo. “Toda a demanda será identificada para que possamos traçar um planejamento do transporte”, enfatiza.
Para o prefeito Luis Antonio Biscaia, a manutenção deste serviço exige muito esforço por parte do poder público. “É um investimento alto, que requer planejamento e ajustes financeiros. No entanto, sabemos que este auxílio é fundamental e é gratificante presenciar nossos jovens formados, os quais estarão preparados para um mercado de trabalho que tem se mostrado ao longo do tempo cada vez mais exigente”, finaliza.