Universitários de Piên e de Agudos do Sul estão sendo beneficiados através de uma parceria inédita entre os dois municípios. Em anos anteriores, ambas as prefeituras ajudavam estudantes de suas cidades, cada uma de sua forma. Como as duas cidades são bem próximas e os destinos dos universitários eram coincidentes, seja para instituições em Curitiba, São Bento do Sul ou Mafra, os estudantes e as prefeituras se organizaram para que houvesse uma cooperação conjunta em ambas as cidades, o que possibilitou atender um leque maior de universitários.
Em Agudos do Sul, por exemplo, a prefeita Luciane Teixeira e o vice Mano Camargo enfatizam que puderam ampliar o apoio aos estudantes. Antes, o transporte era gratuito somente para Mafra e agora, com a parceria, a ajuda pode ser estendida também àqueles que vão para universidades em São Bento do Sul e Curitiba.
A prefeitura disponibiliza um ônibus com motorista para o transporte. Além disso, através de convênio, repassará mensalmente um valor para a associação local dos estudantes, que vem se organizando para poder receber o benefício. “Se pensamos no desenvolvimento do município, temos que investir nos estudantes”, justifica a prefeita.
A prefeitura de Piên também efetua um repasse financeiro à entidade representativa dos estudantes do município através de um convênio. Segundo o prefeito Livino Tureck, o projeto beneficia tanto os estudantes universitários quando àqueles que frequentam cursos técnicos. É o Programa Municipal de Incentivo a Estudantes de Curso Técnico e Superior.
De acordo com o convênio, o transporte dos estudantes pienenses e agudosulenses para Mafra tem como responsável a prefeitura de Agudos, que executa o serviço com frota própria. Já para os alunos de ambas as cidades que vão para São Bento do Sul, a responsabilidade é da prefeitura de Piên, através de subvenção social no valor de R$ 35 mil para o ano a Associação dos Universitários de Piên (AUP).