segunda-feira, 14
 de 
junho
 de 
2021

Unidade de processamento de alimentos promoverá geração de renda no campo

Cerimônia de inauguração reuniu autoridades. Foto: Gisele Barão/SEABFoi inaugurada na última semana, em Agudos do Sul, a Unidade de Alimentos Minimamente Processados do Agricultor e Agricultora Familiar. O investimento foi de R$ 129,7 mil, dos quais 127,2 mil repassados pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e o restante em contrapartida do município. O projeto é uma parceria da Cooperativa de Processamento Alimentar e Agricultura Familiar Solidária de Agudos do Sul e Região (Copasol Sul) e do Programa Agudos Crescendo com Você, da prefeitura, tendo ainda apoio da Emater.

O espaço visa promover o desenvolvimento e o crescimento econômico das famílias rurais, gerando emprego e aumento de renda, com expectativa de beneficiar indiretamente 5 mil pessoas. A unidade está instalada nas antigas dependências de uma escola municipal abandonada, na comunidade de Palmitos de Cima. De início, segundo a prefeita Luciane Teixeira, os alimentos processados serão destinados principalmente para merenda escolar na região. “Também podem ser fornecidos para ações sociais, hospitais e, futuramente, na comercialização em supermercados”, destacou a prefeita.

Presente na inauguração, o secretário de estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, elogiou a capacidade de organização da comunidade. “No Paraná, temos 175 pequenas cooperativas da agricultura familiar, além das associações, dando as mãos para um propósito comum”, disse.

A presidente da Copasol, Aline Pasda, destacou o crescimento da cooperativa, que vai conduzir as atividades no local. “Temos evoluído muito dentro do projeto. Sem boas parcerias, não conseguimos crescer. Mas, unidos, evoluí

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email