terça-feira, 22
 de 
junho
 de 
2021

Saúde implanta novo sistema para liberação de exames em Quitandinha

Exames agora podem ser agendados diretamente nas unidades de saúde, facilitando o acesso dos pacientes. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de QuitandinhaO exame laboratorial é um importante procedimento utilizado pelos médicos para diagnosticar uma série de doenças. Em Quitandinha, o acesso a este procedimento era bastante moroso para a população, já que a marcação destes serviços acontecia somente no início de cada mês. Com este cenário, a prefeitura criou um novo sistema para qualificar o atendimento.

Por meio deste mecanismo, o agendamento do exame laboratorial acontece diretamente e de forma exclusiva na unidade de saúde onde o paciente é atendido em sua comunidade. “Esta análise será agendada ao longo de todo o mês pelo próprio médico na consulta, não necessitando mais a pessoa vir até a sede do município e ter que enfrentar a fila para marcar o procedimento, tendo posteriormente que vir um novo dia para realizá-lo. Às vezes, o morador tinha que vir várias vezes porque tínhamos uma cota de 50 senhas diárias”, detalha o secretário municipal de Saúde, Sergio Carvalho. Além das orientações, a equipe médica também já irá fornecer os frascos de coleta necessários.

Somado a comodidade do paciente agendar o exame em sua comunidade, a medida visa diminuir os custos com a repetição destas análises em um curto espaço de tempo. “O médico da unidade onde o paciente consulta terá um maior acompanhamento, auxiliado também pelo sistema, e decidirá se há a necessidade de se repetir o procedimento. Antes, a mesma pessoa consultava com outros médicos nas demais unidades e fazia exames em um curto espaço de tempo de forma desnecessária”, pontua Carvalho. Com esta mudança, a administração quer otimizar o atendimento e reduzir custos, aplicando o valor economizado na compra de outros exames, como os de imagem que continuam sendo agendados na unidade central.

Para a prefeita Maria Julia Wojcik, a área da Saúde esteve sempre como uma das prioridades da administração. “Estamos continuamente trabalhando em várias frentes para que a população tenha um atendimento digno e de qualidade. A demanda é muito grande, mas procuramos sempre fazer o melhor. Mudanças como esta que estamos propondo visam dar maior eficiência ao serviço prestado, principalmente para aqueles que precisam de urgência na realização do exame e não podem ficar esperando”, conclui.

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