quarta-feira, 8
 de 
maio
 de 
2024

Um ano de muita expectativa

O ano de 2019 inicia com grande expectativa para todos os brasileiros. A principal preocupação é com a retomada da economia. Se o governo federal for competente em medidas que possam melhorar o cenário político e econômico do país, certamente retornam os investimentos, novos mercados e haverá automaticamente a possibilidade da recuperação dos empregos.

O novo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, tem como meta principal neste primeiro semestre do ano a reforma da Previdência. Para muitos, ou o Brasil passa por esse enfrentamento, ou não terá avanços e continuará comprometido financeiramente. Resta saber se o presidente conseguirá maioria na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Tanto em Brasília como também no Paraná, com o governador Ratinho Junior, há sinais de enxugamento da máquina pública, principalmente com o corte de Ministérios e Secretarias. O país também precisa dessa ação prática de diminuição do tamanho do Estado.

O resultado das urnas mostrou que o brasileiro acredita em movimentos firmes e inovadores dos novos gestores públicos e podemos afirmar que junto à expressiva necessidade de retomada dos postos de trabalho também existe a urgência pela melhoria da segurança pública. O cidadão de bem está cansado e acuado diante da crescente marginalidade. E isso ocorre em todos os cantos do Brasil.

Em se tratando da região, espera-se que a mesma dinâmica prevista nas esferas públicas estadual e federal seja praticada localmente. Quando o prefeito e o vereador entenderem que a gestão pública precisa ser qualificada e o dinheiro público melhor aproveitado, consequentemente terão resultados melhores.

Muito do que pode ser melhorado depende também do comportamento das pessoas e movimentos organizados. Cada vez mais a sociedade precisa participar das decisões de tudo aquilo que tem relação e resultado com suas vidas, quanto mais anônimos e distantes estejamos, menor será a nossa possibilidade de melhorar o nosso futuro. A omissão do cidadão de bem é uma fatalidade concreta na melhoria de vida do hoje e também do amanhã.

O jornal O Regional entra no seu vigésimo quarto ano acreditando que o Brasil e o Paraná vão melhorar e crescer. Assim como também acredita que a sociedade está mais disposta a ser participativa e vibrante.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email