O turismo rural é uma modalidade que vem ganhando espaço em toda a região e conquistando inúmeros visitantes que procuram as belas paisagens localizadas em propriedades rurais. Além disso, esta vem sendo uma alternativa que aumenta consideravelmente a renda familiar de agricultores.
Na região, são vários os pontos procurados por turistas, que costumam participar, por exemplo, das tradicionais caminhadas da natureza, possibilitando explorar represas, cachoeiras, comidas caseiras e produtos coloniais e agrícolas.
A Chácara Bom Sucesso, localizada em Lageado das Mortes, em Rio Negro, é uma das propriedades que vem atraindo diversos turistas devido aos seus atrativos naturais. Os proprietários, Osnir e Rosenilda da Silveira, decidiram entrar no ramo do turismo rural após adotarem a ideia proposta pela prefeitura. “Trabalhávamos com granja há 24 anos e após analisarmos a ideia e começarmos a participar de cursos de capacitação voltados ao turismo rural decidimos iniciar nesta atividade”, conta o casal, que inicialmente recebia os visitantes em sua própria casa e, posteriormente, acabou adaptando a granja para atender a todos.
De acordo com Osnir, o primeiro grande evento realizado na propriedade foi uma caminhada da natureza, que reuniu mais de 400 pessoas. “Durante este período em que estamos atendendo, já recebemos visitantes de várias cidades e até estrangeiros. Aqui temos a opção de pescaria, cavalos, área para camping, girico para passeio e toda a parte de alimentação”, descreveu o proprietário, que pretende investir ainda mais na estrutura de visitação.
O município da Lapa, o qual tem sua origem relacionado ao tropeirismo, também vem desenvolvendo ações a fim de alavancar o turismo rural, conforme explicou o diretor de Turismo do município, Márcio Anis Mattar Assad. “Estamos pensando no turismo como um todo, abrangendo também o turismo na área rural. O turismo agrega valor às localidades, às propriedades rurais, e temos o compromisso do desenvolvimento desta modalidade no município”, afirmou Assad, destacando alguns pontos já visitados no município. “Na Lapa, temos a área rural na Lavrinha, o Café Colonial do Núcleo Leiteiro, e a chácara Pingo de Ouro, na Lagoa Gorda”, finalizou.